ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SEGUNDA  07    CAMPO GRANDE 26º

Sabor

Casal faz a mesma receita de geleia de mocotó há 40 anos e abre loja

Dulce aprendeu receita com a mãe e até hoje faz doce que garantiu o sustento de toda a família

Por Clayton Neves | 07/07/2025 06:47

Um tacho fervendo no fogo à lenha, muita força no braço e uma receita de mãe. Foi assim que dona Dulce Sabino, de 72 anos, e o marido José Aparecido dos Santos, de 71, começaram uma história doce que já dura 40 anos em Campo Grande. Há quatro décadas, a geleia de mocotó do ‘Vô Zé’ garantiu o sustento de casa e a criação dos três filhos, que acompanharam de perto o negócio crescer pouco a pouco.

A história começa lá atrás, quando Dulce ainda era menina em Xavantina, região onde hoje fica Santa Rita do Pardo. “Minha mãe, dona Maria, era quem fazia. Eu cresci ajudando ela”, lembra Dulce.

A receita nasceu para atender os desejos do pai, Benedito, que trabalhava na fazenda e sempre tinha desejo de comer a geleia de mocotó. “Ela fazia, mas era um trabalhão bater aquilo na mão. Juntava eu, meu pai, meu irmão e minha mãe para bater. Era tudo muito artesanal”, conta ela.

Casal faz a mesma receita de geleia de mocotó há 40 anos e abre loja
Dulce e José são casados e responsáveis pela empresá que já existe há 40 anos. (Foto: Osmar Veiga)

Quando Dulce se casou com José, a receita virou sustento. Depois que o marido precisou parar com o caminhão boiadeiro, veio a sugestão. “Eu conversei com ele e falei pra a vente fazer pra vender. Depois que comecei, não parei mais”, revela.

José lembra com bom humor das dificuldades no início. “Quando começamos a bater, de repente começou a endurecer aquilo e quem disse que batia? Eu achava que era muito forte, mas quando começava a endurecer, não dava conta”, confessa.

No começo, tudo era feito manualmente, no tacho a lenha. Eles chegavam a fazer 150 kg do doce por semana. “Era um sofrimento. Pra entregar o carro ficava mais estragado do que andava. A gente levava as geleias nas mochilas, barra de 17 kg cada uma”, lembra a esposa.

Casal faz a mesma receita de geleia de mocotó há 40 anos e abre loja
Casal faz a mesma receita de geleia de mocotó há 40 anos e abre loja

Para vender, a família ia para as feiras e também vendia para os feirantes, que iam buscar em casa. O produto foi ganhando espaço e chegou ao Mercadão Municipal. “O pessoal começou a ver o produto e gostar. E até hoje a gente está no Mercadão”, detalha José.

A geleia foi o sustento para criar os três filhos, todos formados e encaminhados na vida. Dulce se emociona ao falar do legado. “Eu me sinto feliz, porque lembro da minha mãe, do meu pai, e a gente fica feliz. Uma coisa que eu ajudava minha mãe quando eu era criança e hoje é a nossa vida”, afirma.

Com o tempo, vieram as melhorias. Já não é mais preciso colocar o braço para jogo porque as batedeiras fazem o serviço da produção que chega a 120 kg de geleia por dia. Todo o processo leva um dia, entre a extração do mocotó, fervura com açúcar e leite e a finalização das barras.

Casal faz a mesma receita de geleia de mocotó há 40 anos e abre loja
Geleias são vendidas nas versões 60 g, 260 g, 400 g e 1 kg. (Foto: Osmar Veiga)

A filha, Jany Sabino, de 46 anos, abraçou o negócio. Na memória, ela carrega lembranças das madrugadas na produção. “Acordava de madrugada, mexendo no tacho, embalando, e sempre perto da minha mãe. Era uma bagunça muito gostosa”, relata.

Hoje, a geleia é vendida em diferentes tamanhos, 50 g, 260 g, 400 g e 1 kg. Nesta semana, a família dará outro importante passo no negócio, a abertura de uma loja física para a venda das geléias de mocotó no Bairro Jardim Leblon. Agora, a ‘Casa do Zé’, vai garantir que os doces cheguem a mais gente.

“É um orgulho muito grande pra mim ver a história que meus pais criaram e poder ajudar a continuar esse legado. É uma responsabilidade”, finaliza a filha.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias