ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Sabor

Com ingrediente mais importante, chef reúne alunos com down para ensinar ceviche

Paula Maciulevicius | 01/12/2016 08:19
Tarde foi de ensinar ceviche para alunos do Juliano Varela e o que não faltou foi sorriso. (Foto: Marina Pacheco)
Tarde foi de ensinar ceviche para alunos do Juliano Varela e o que não faltou foi sorriso. (Foto: Marina Pacheco)

Ingredientes no balcão, modo de fazer ensinado passo a passo. Depois do sushi, foi a vez de Leonis, Kelly, Juliano, Pedro e Nestor aprenderem ceviche. O quinteto é da Escola Juliano Varela, que atende alunos com síndrome de down e é a turma que pela segunda vez, passa uma tarde conhecendo a gastronomia com o chef de cozinha Edu Rejala, no projeto "O cromossomo do amor".

No ano passado eles aprenderam sushi e até hoje lembram dos ingredientes usados e do sabor. Volta e meia a memória da primeira aula vem à tona e eles fazem até comparações entre uma receita e outra. Assistimos a aula ao lado de Leonis, que antes de qualquer palavra minha, se apresentou.

"Agora é a minha vez no liquidificador", foi a segunda frase dita, alegremente, por ele. Leonis Guimarães Aquino Espíndola, de 22 anos, tem na mesma proporção do tamanho do nome, um sorriso no rosto. Para preparar o limão a ser adicionado ao peixe, o chef e professor do dia criou um rodízio e os alunos se revezavam no espremedor. "Eu fui lá espremer e não fiquei com medo, deixei o limão para fazer o suco", conta Leonis.

Leonis cortava com maestria ingredientes e fatias da tilápia.  (Foto: Marina Pacheco)
Leonis cortava com maestria ingredientes e fatias da tilápia. (Foto: Marina Pacheco)

Na volta dele à tábua, diante de Leonis estava uma faca, o paninho de limpar os utensílios e o ball (cumbuca). "Eu acompanho o trabalho dele", aponta Leonis para o chef Edu. Ele quem conta que fez o sushi na aula passada, deu para a mãe provar e na maior modéstia do mundo, disse que adorou o prato que ele mesmo preparou.

"Mas meu sonho é fazer um peixe, nunca fiz. Quero fazer para nós comer", diz. Os ingredientes, é Leonis quem fala: coentro, pimenta dedo de moça, cebola roxa, sal e pimenta, suco de limão coado, creme de aji (pimenta amarela), gelos em cubos.

A primeira coisa a ser feita na receita é o molho aji que leva: quatro pimentões amarelos, 150g de alho descascado, quatro cebolas brancas, sal a gosto e sementes da pimenta dedo de moça. O modo de preparo envolve primeiro grelhar os pimentões, retirando a pele, picá-los, picar cebola e alho e adicionar, junto das sementes da pimenta no restante e refogar todos os ingredientes no óleo. Depois, deixar esfriar e bater no liquidificador com 500ml de óleo.

Cada ingrediente é picado com maestria pelos alunos que buscam o perfeccionismo e também o aval do professor. Edu é chamado para olhar cada detalhe que sai das mãos do grupo. Quando o molho está pronto, o chef chama a atenção de todos e recebe um "uau" em troca.

"Bate até dar o ponto, o ponto é quando ficar bom", explica o chef. Ao lado de Edu, o amigo e também chef de cozinha de Goiânia, André Barros, participa da aula.

"Tem de ser uma receita de fácil preparo e com praticidade. É maravilhoso o projeto, para abraçar e se encantar", avalia André. Dos 49 anos de vida, 22 deles já são passados na cozinha.

André quem trouxe, de Goiânia, a batata cenoura, parecida com batata doce, que veio da Pudida Orgânicos. A diferença da receita é que para os alunos da Juliano Varela, é preciso que ela seja passada numa riqueza de informação e didática. "Eles são inteligentes, já viajaram, conhecem... É uma grande chance de se sentirem como adultos mesmo", completa André.

Alface e batata orgânica decoraram pratos.  (Foto: Marina Pacheco)
Alface e batata orgânica decoraram pratos. (Foto: Marina Pacheco)

A culinária funciona também como um agente transformador, por ser, segundo André, sensorial: envolvendo cheiro, sabor, textura e temperatura, fatores que independentemente das diferenças, todos temos memórias degustativas.

A aula corre mesclando explicações sobre os ingredientes e a origem do prato. "Lembram que eu falei? O ceviche é da onde? Do Peru", reforça Edu. Na hora de começar o peixe em si, a tilápia, os alunos recebem em cada tábua uma fatia e precisam cortar ao meio, para depois fatiar em cubinhos.

De volta a ball, recebe uma pitada de sal, pimenta, que depois de misturados, acrescenta-se meio copo de suco de limão e mistura tudo. Em seguida vem a cebola roxa, uma pitadinha de pimenta e finaliza decorando junto da alface e batata cenoura.

"E qual é o principal ingrediente? É o peixe? Não. É o amor, quando vai fazer comida, tem que fazer com bastante amor", pergunta e responde Edu Rejala. Ao final da receita, todo mundo prova e antes que os narizes comecem a torcer, o chef explica que por causa do limão, o prato ficou um tanto ácido, mas que ele é assim mesmo e que com o tempo, o paladar se acostuma.

Ceviche depois de pronto.  (Foto: Marina Pacheco)
Ceviche depois de pronto. (Foto: Marina Pacheco)

A ideia do projeto surgiu de uma conversa com uma cliente que sugeriu que o chef procurasse a escola Juliano Varela. Depois de vários workshops sobre sushi, Edu tem apostado no ceviche como carro-chefe e por isso resolveu ensinar aos alunos.

"Este projeto, como tudo, eu não faço sozinho. Até demorei um pouco, porque precisava de apoio. Se cada um entrar com um pouquinho, a gente consegue fazer acontecer", diz Rejala.

"O Cromossomo do amor" quer expandir e incluir gastronomia, arte e música. O espaço está aberto, é só preciso dispor de tempo, sem pensar em nada em troca. "No primeiro eu me preparei, estudei o porque da síndrome, e neste eu já vim muito mais tranquilo, vamos desenvolver para todas as áreas e incluir crianças câncer, AIDS, asilo. Todos os voluntários são bem-vindos", convida.

E se as palavras do chef não convenceram, o riso dos alunos derretem. Kelly Acunha Batalha, de 24 anos, aprendeu a fazer a quarta coisa na cozinha. "Café, arroz, sushi e ceviche", enumera. Da receita ela gostou muito e nem reclamou de estar "azedo". "Está bom sim, é azedo, não é?", brinca. 

O colega Pedro Roberto Jesus Honório, de 30 anos, também só tinha elogios, depois de comer tudinho. "Eu gostei muito". O garoto que dá nome à escola, Juliano Fernandes Varela, de 24 anos, tinha a receita na ponta da língua: é do Peru, vai limão, azeite, alho e cebola. Mostrando que aprendeu a fazer!

Quem quiser participar do projeto, é muito bem-vindo e pode procurar diretamente o chef de cozinha Edu Rejala pelo e-mail: edurejala@hotmail.com, Facebook ou Instagram

Curta o Lado B no Facebook.

De cozinheiros a apreciadores, turma pode provar do prato que fez.  (Foto: Marina Pacheco)
De cozinheiros a apreciadores, turma pode provar do prato que fez. (Foto: Marina Pacheco)
Nos siga no Google Notícias