ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Sabor

Com toque caseiro, Ana transforma amor por avó em quitutes e tortas

Ela aprendeu a cozinhar vendo dona Zélia mexer nas panelas e agora, em homenagem criou menu especial com pedidos a pronta entrega

Alana Portela | 22/06/2020 06:23
Ana Lefevre segurando os saquinhos de pipoca gourmet que preparou. (Foto: Paulo Francis)
Ana Lefevre segurando os saquinhos de pipoca gourmet que preparou. (Foto: Paulo Francis)

Ana Lefevre aprendeu a cozinhar ainda criança, vendo a avó Ana Guilherme Corrêa da Costa mexer nas panelas de casa. Com os olhos de menina, observava a dedicação da matriarca na preparação de cada prato. A mesa era sempre farta e ver todos comendo bem, gerava satisfação na cozinheira. O carinho nunca foi esquecido e, em homenagem a sua rainha, ela criou o “Quitutes da Zélia”, em Campo Grande.

“Todos a conheciam por Zélia”, diz a neta. O espaço atende por delivery, tem um cardápio diversificado de congelados como escondidinhos, massas, tortas e doces tudo feito a pronta entrega e por encomenda.

“Venho de uma geração de quituteira. Aprendi a cozinhar aos 7 anos, era normal porque toda hora a gente fazia algo, todos da família sempre estavam envolvidos na cozinha”, lembra a neta.

Ana à esquerda abraçada com a avó Zélia. (Foto: Arquivo pessoal)
Ana à esquerda abraçada com a avó Zélia. (Foto: Arquivo pessoal)

Ana é uma pessoa sensível e emotiva, gosta de recordar do passado, principalmente das coisas que aprendeu com a avó. “A dona Zélia foi minha avó, mãe e ajudou a me criar. Passei muito tempo com ela, tenho um carinho enorme por tudo que fez”.

Tocar no nome de Zélia é fazer um cisco entrar no olho da neta e o coração transbordar de orgulho. “Foi uma mulher que estudou até a quarta série, mas que sabia falar outras línguas, como inglês e alemão. Aprendeu durante as viagens que fez pelo mundo, era uma pessoa a frente do seu tempo”.

Dona Zélia foi uma mulher simples, que cuidava de tudo com carinho. Quando o assunto era a cozinha, ela dominava como ninguém e sua receita secreta era misturar amor com dedicação e acrescentar algumas pitadas do toque de vó.

“Lembro do bolo que levava cinco ovos. Ela misturava os ingredientes e ligava a batedeira. Era o melhor bolo do mundo. Tinha um tremor na mão e a gente brincava que isso que fazia dar certo. Todos que já comeram algo preparado por minha avó, tem uma lembrança boa”.

Dona Zélia sentada em frente à mesa farta, pronta para saborear a refeição. (Foto: Arquivo pessoal)
Dona Zélia sentada em frente à mesa farta, pronta para saborear a refeição. (Foto: Arquivo pessoal)

A avó fez vários cursos de confeitaria e até panificação, pois chegou a montar uma padaria com a família na Capital. Disposição, sempre teve para dar e vender, porém em 2001, dona Zélia descansou. “Faleceu aos 59 anos, teve diverticulite [inflamação na parede interna do intestino], chegou a fazer cirurgia, mas deu errado e teve complicações. Foram nove meses lutando pela vida”.

Homenagem - A partida deixou um vazio no coração da neta, mas desde o ano passado, ela resolveu transformar a saudade e o amor pela avó em quitutes. “A produção é caseira, o nome é para homenagear a mulher que mais me deu força no mundo. Ela me ensinou a ser forte, é a pessoa que mais me faz falta na vida. Cozinhar fazia parte do nosso cotidiano”.

Escondidinho da Vovó, feito com carne moída, creme de mandioca e queijo. (Foto: Alana Portela)
Escondidinho da Vovó, feito com carne moída, creme de mandioca e queijo. (Foto: Alana Portela)

A decisão também ocorreu após o nascimento da filha Maria Luiza. “Trabalhava com publicidade há mais de 20 anos, a rotina sempre foi intensa. Quando ela nasceu, decidi pisar no freio, cuidar mais da gente e precisava achar um caminho que pudesse ficar mais perto dela. Nisso, passei a fazer bolo de pote, doces para vender e pouco antes da pandemia, expandi para salgados”.

A habilidade da avó, passou para a neta que agora também faz receitas de escondidinhos. Com toque caseiro e alguns ingredientes secretos, Ana consegue conquistar a freguesia pelo sabor e quem experimenta algum de seus pratos, fica com o gostinho de quero mais. Além disso, ela conta com a ajuda do esposo Renan da Cunha Soares Júnior e da sua tia, Sheyla Correa da Costa nas produções.

Aos poucos, criaram um cardápio para atender a freguesia. No menu tem várias opções como o escondidinho da “Vovó”, feito com carne moída, com creme de mandioca e queijo que tem um sabor especial; tem o escondidinho da “Mamãe”, com carne moída, creme de abóbora e queijo; o escondidinho do “Paizão”, que leva frango moído frito com bacon, creme de mandioca e queijo e o do “Papai”, preparado com peito de frango moído, creme de mandioca e queijo.

Escondidinho do Paizão, que leva frango moído, bacon, creme de mandioca e queijo. (Foto: Alana Portela)
Escondidinho do Paizão, que leva frango moído, bacon, creme de mandioca e queijo. (Foto: Alana Portela)

Especiais - O escondidinho “Malu” é em homenagem à filha, preparado com linguiça mista, com creme de abóbora e queijo. “Esse ficou famoso em várias partes do Brasil porque fiz para uma professora que tinha vindo de fora. Ela comeu, gostou e compartilhou num grupo com vários professores do país. Sempre que algum deles visitavam a cidade, queriam comer também”, conta Ana.

Nas opções sem carne tem o escondidinho da “Titia”, com brócolis ao alho, creme de mandioca e queijo. Tem o escondidinho do “Dindo” com legumes, o “Professor” com proteína de soja hidratada com ervas e molho de soja refogada e até o escondidinho do “Mano”, outro pedido vegetariano.

Escondidinho do Dindo, com legumes salteados na manteiga ao alho, creme de mandioca e queijo. (Foto: Alana Portela)
Escondidinho do Dindo, com legumes salteados na manteiga ao alho, creme de mandioca e queijo. (Foto: Alana Portela)

Além disso, a equipe também faz bolos de potes, doces, pipoca gourmet com Leite Ninho, chocolate amargo com Ovomaltine e paçoca, fora o cardápio de massas.  O valor varia de R$ 6,50 a R$ 80,00. Os pedidos podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 19h30. Aos sábados as encomendas podem ser realizadas das 9h30 às 20h30 e aos domingos e feriados das 10h30 às 13h30. “Aqui é igual casa de vó, conversando damos um jeito em tudo”, destaca.

As opções de congelados a pronta entrega sempre têm o que está no cardápio, mas, se a pessoa tiver a fim de algo especial também pode conversar com Ana. “Pode pedir que a gente faz. Para atender clientes, já fiz bobó de camarão, fricassè, torta salgadas, mas nada disso foi entregue congelado. Foi quentinho e pronto pra comer, pois foram pedidos especiais”.

Escondidinho da Mamãe, com carne moída, creme de abóbora e queijo. (Foto: Alana Portela)
Escondidinho da Mamãe, com carne moída, creme de abóbora e queijo. (Foto: Alana Portela)

Serviços – Os pedidos podem ser feitos através do número (67) 9248-8616 ou pelas redes socais que levam o nome Quitutes da Zélia.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias