ACOMPANHE-NOS    
JUNHO, QUARTA  03    CAMPO GRANDE 19º

Sabor

De porteira fechada, fazenda ensina receita famosa de mandioca e queijo

Chef Paulo Machado repassa ingredientes e modo de fazer da receita criada na Fazenda San Francisco

Por Paula Maciulevicius Brasil | 23/05/2020 08:03
Receita leva apenas mandioca, queijo, leite e manteiga. (Foto: Arquivo Pessoal)
Receita leva apenas mandioca, queijo, leite e manteiga. (Foto: Arquivo Pessoal)

Se você não vai até a fazenda, a fazenda vem até você. Pelo menos é essa a impressão que a gente tem quando ouve a receita famosa da San Francisco, propriedade que pertence à família de Beth Coelho, dona também do prato, em Miranda, a 236 quilômetros da Capital.

A fazenda que já foi matéria no Lado B por ser aberta ao turismo está encarando a pandemia com uma proposta de voucher, comprado hoje para uso a partir de 2021. Enquanto isso, no Instagram, a família resolveu compartilhar como fazer a "mandioca com queijo".

"Essa história começou quando abrimos para turismo em 2000 mais ou menos, o day use recebia muita gente de Bonito e eu comecei a inventar receitas", conta a dona da fazenda, Beth Coelho. O que mais sobrava da cozinha era mandioca, que de um dia para o outro ficava "sequinha", outra abundância era o queijo, também produzido na propriedade.

Chef Paulo Machado com queijos caipira no Mercadão que também pode ser usado na receita.
Chef Paulo Machado com queijos caipira no Mercadão que também pode ser usado na receita.

"E é tão facil de fazer, eu explico assim: um dia antes você vai no lombo do cavalo, pega a raiz de mandioca e descasca debaixo do pé de manga, tomando tereré. O queijo, você sai às 4h da manhã para tirar 10l de leite para fazer 1kg de queijo, e aí faz a mistura. Você tem que equilibrar o queijo e mandioca e aguar com leite", descreve.

A receita leva qualquer queijo de qualidade, mas o que a fazenda usa é o produzido por lá, de búfala. "Um beijo e bom almoço", se despede Beth na live.

Depois de provar a mandioca com queijo ano passado, o chef Paulo Machado quem aparece para ensinar a gente, de casa, a fazer o prato com o mesmo gostinho de fazenda. Ele usa fogão à lenha, e uma frigideira alta, mas a gente pode fazer com o fogão normal e uma panela.

Os ingredientes são: 500g de mandioca ouro cozida picada, 500g de queijo caipira, 200ml de leite integral, 2 colheres de sopa de manteiga, e uma pitadinha de sal.

Modo de fazer: Primeiro adicione a manteiga, mas só até derreter. "Eu prefiro usar manteira porque ela mantém essa naturalidade da comida", comenta o chef. Como a mandioca já está cozinha, entre primeiro com o queijo e adicione o leite, por fim a mandioca. "E vai mexendo bem até o queijo começar a misturar. Vai ficar uma receita bem cremosa. Deixo reduzir um pouquinho, mas não para de mexer para não queimar e adicione o sal", fala.

O caldo fica bem grosso, como na foto, e a porção rende para até quatro pessoas. "É uma receita muito gostosa e muito fácil, aqui a gente usou queijo caipira de búfala, mas se você não tiver, pode usar queijo minas frescal", pontua Paulo.

Receita ensinada por Paulo serve quatro pessoas. (Foto: Arquivo Pessoal)
Receita ensinada por Paulo serve quatro pessoas. (Foto: Arquivo Pessoal)

A consistência é cremosa, já que a mandioca passa a soltar amido. Outro ponto a ser destacado é que o queijo não precisa derreter muito.  "O leite ganha consistência de requeijão, por causa da manteiga e o amido de mandioca. Isso que faz toda a diferença", resume o chef.

O queijo usado na receita é o de búfala da San Francisco, que aqui em Campo Grande é vendido na quitanda da Paula, em frente ao Parque do Sóter. A receita pode ser feita também com queijo caipira do Mercadão, como este que aparece na foto do chef Paulo Machado.

A Fazenda San Francisco levantou a cerca em 1975, com 15 mil hectares e leva este nome em homenagem à cidade de San Francisco, nos Estados Unidos, onde os sogros de dona Beth, Hélio e Cynthia se conheceram. Abaixo, algumas imagens da fazenda que têm serviços como safari ecológico e focagem noturna.

Imagem da fazenda San Francisco.
Imagem da fazenda San Francisco.