ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Sabor

Empanada, medialuna e sorrentino: receitas dedicadas ao avô argentino

Maria e a família realizaram sonho antigo e trouxeram pratos típicos da Argentina para Campo Grande

Jéssica Fernandes | 19/11/2021 09:12


Alfredo era o "rei das empanadas" da família argentina. (Foto: Arquivo Pessoal)
Alfredo era o "rei das empanadas" da família argentina. (Foto: Arquivo Pessoal)

As empanadas remetem aos momentos bons da infância, reuniões em frente à lareira e perto do avô Alfredo. Aos olhos da agente de viagens, Maria Eugênia, 36 anos, o homem era o verdadeiro “rei das empanadas” na família argentina. Em homenagem a ele, Maria decidiu resgatar a famosa receita e criar o próprio negócio, o “Dom Alfredo”.

No Brasil, ela e os pais Maria Rodrigues Saves e Daniel Juan Saves mantiveram a tradição que tinham na Argentina de fazerem as empanadas durante eventos familiares. Apesar desses momentos matarem a saudade da terra natal, os três continuaram sentindo falta de lugares em Campo Grande voltados à culinária argentina.

Em julho de 2020, eles decidiram que estava na hora de realizar o sonho antigo, representar o tempero do país vizinho na cidade e manter a memória do Alfredo viva. “Meu avô era uma pessoa muito especial, ele juntava toda a família para fazer empanadas e sempre quisemos fazer algo para homenageá-lo. O meu pai sempre quis abrir algo de empanadas e acreditou que tínhamos potencial”, fala.

Maria, o marido Thiago e a mãe Maria Rodrigues. (Foto: Arquivo Pessoal)
Maria, o marido Thiago e a mãe Maria Rodrigues. (Foto: Arquivo Pessoal)

Maria e a mãe colocaram a mão na massa e começaram a vender as empanadas, enquanto o marido, Thiago Andrade Asato, iniciou a propaganda no Instagram. Nenhum deles imaginou que a massa recheada de carne iria fazer tanto sucesso. "Achávamos que só amigos iriam pedir, mas tem dias que não aceitamos mais pedidos. Ficamos muito surpresos, é bom trazer um pouco da nossa cultura e receber uma mensagem positiva”, afirma.

Com 21 opções de recheios, entre doces e salgados, as empanadas mesclam a receita tradicional e a moderna. “O carro-chefe é a tradicional de carne, mas tem muitos sabores que colocamos, porque no Brasil existe a cultura e fizemos adaptações”, explica.

Além da de carne, alguns dos outros recheios são: presunto e queijo; escarola, queijo e bacon; frango; calabresa com queijo; lombo ao creme; Romeu e Julieta; carne picante; gorgonzola, banana, açúcar e canela; carne seca com requeijão e Nutella com abacaxi.

Empanada tradicional de carne. (Foto: Arquivo Pessoal)
Empanada tradicional de carne. (Foto: Arquivo Pessoal)

Para completar o menu com a cara da Argentina, a família também faz medialunas, que parecem croissants doces, porém são menos folheadas e mais macias. Disponíveis nos recheios doce de leite argentino, Ferrero Rocher, goiabada e frutas vermelhas, a Maria vende a medialuna, uma espécie de croissant nas versões artesanal e recheada grande.

Queridinhas da galera, o prato, diferente dos outros do cardápio, é preparado somente para ser entregue aos sábados.“Geralmente, abrimos a agenda para encomendas antes, porque a produção fica limitada, tem até lista de espera. É feita só no sábado, porque a massa leva três dias para ficar pronta”, diz.

Medialuna recheada com doce de leite argentino. (Foto: Arquivo Pessoal)
Medialuna recheada com doce de leite argentino. (Foto: Arquivo Pessoal)

Para adocicar mais o paladar dos clientes, Maria e a mãe preparam o alfajor artesanal de maisena com doce de leite e o de chocolate com doce de leite. Se uma unidade não for suficiente, o cliente pode pedir um cento desses docinhos nos dois sabores.

Fechando o cardápio, na parte das massas, tem o sorrentino, massa recheada com presunto e queijo, sorrentino de espinafre, ricota e nozes, além de molhos artesanais nas opções vermelho e branco. O valor da massa é taxado conforme o quilo e o molho de acordo com os milímetros.

Por hora, a família segue atendendo somente por meio do delivery, mas os planos para 2022 incluem adquirir um espaço físico. Até lá, quem quiser experimentar as empanadas e outros produtos pode recorrer ao WhatsApp (67) 99872-5383.

Sorrentino de presunto e queijo. (Foto: Arquivo Pessoal)
Sorrentino de presunto e queijo. (Foto: Arquivo Pessoal)

O Dom Alfredo aceita pedidos de segunda a sexta, das 12h às 19h e sábado, das 9h às 19h30.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias