A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 19 de Agosto de 2018

24/12/2016 07:15

Esquecidos ao longo do ano, fios de ovos são tradicionais e combinam com a ceia

Naiane Mesquita
Fios de ovos combinam com bolos e até pratos salgados.Fios de ovos combinam com bolos e até pratos salgados.

Com fama de difícil, mas tradicional nas festas de fim de ano, os fios de ovos combinam com quase tudo no Natal, desde as sobremesas mais requintadas até as receitas salgadas, servindo como acompanhando de perus e pernis.

"Os fios de ovos podem ser usados de acordo com o gosto da pessoa. É uma receita muito típica dessa época do ano, para decorar a ceia, o perfil, as sobremesas", explica a confeiteira Kellen Cristina de Oliveira, da Panificadora Pão e Tal.

O segredo para conseguir fazer fios de ovos no ponto é a prestar atenção no ponto das duas caldas utilizadas na receita, a quente e a fria.

Para que dê tudo certo, é importante começar pela fria, que vai ao fogo antes com açúcar, baunilha, rum e água, mas é necessário que ela descanse para esfriar. Depois de feita, siga os passos comuns, com o preparo da calda quente, também feita de açúcar.

Funil utilizado para deixar os fio bem fininho (Foto: Naiane Mesquita)Funil utilizado para deixar os fio bem fininho (Foto: Naiane Mesquita)

Uma dica é usar um funil específico para fios de ovos ou um saco de confeiteiro que deve ser cortado com uma ponta bem fininha para que o fio do ovo não fique grosso.

Modo de preparo:

Ovos:

1 caixa de ovos

Modo de preparo:

Separe as gemas e passe na peneira ao menos 6 vezes para retirar todo o excesso da clara. A gema ficará bem fininha.

Calda fria:

1 colhe de sopa de baunilha
75 ml de rum
250 ml de água
500 gramas de açúcar

Modo de preparo: ferver a água com o açúcar, acrescente a baunilha e o rum. Espere ferver e reserve.

Prato também combina com tender e peru (Foto: Divulgação)Prato também combina com tender e peru (Foto: Divulgação)

Calda quente:

1kg de açúcar refinado
500 ml de água
1 casca de limão ou 2 folhas de laranjeira.

Modo de preparo:

Espere o açúcar e água entrarem em fervura. Espere até o ponto de fio ou com muitas bolhas. Com um funil com pontas ou um saco de confeiteiro solte a gema em cima das bolhas levemente. Espere cozinhar um pouco, alguns minutos.
Abaixe o fogo e acrescente um pouco de água para diminuir a fervura. Retire com a ajuda de uma escumadeira os fios de ovos.

Coloque em uma peneira, espere escorrer e coloco na calda fria. Depois retire, escorra e decore bolos ou outras receitas natalinas.



imagem transparente

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.