ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Sabor

Paola Carosella vai dar curso para mulheres vítimas de violência na Capital

Adriano Fernandes | 06/11/2018 21:35
Uma das mais renomadas chefes do país, Paola é também jurada do Master Chef Brasil. (Foto: Reprodução)
Uma das mais renomadas chefes do país, Paola é também jurada do Master Chef Brasil. (Foto: Reprodução)

A chef de cozinha e jurada do reality show Master Chef Brasil, Paola Carosella, estará em Campo Grande na próxima segunda-feira (12) durante a abertura do projeto de qualificação de mulheres vítimas de violência doméstica ou que cumprem pena no regime semiaberto. A atriz Elisa Lucinda também estará no encontro “Cozinha e Voz”.

O projeto é iniciativa do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), por meio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e da Ejud-MS(Ejud-MS), em parceria com outras instituições. O objetivo é tirar mulheres da vulnerabilidade de emprego, com qualificação e empoderamento.

A ação começa na próxima segunda-feira (12) e vai oferecer 10 vagas para vítimas de violência doméstica e 10 vagas para mulheres que cumprem pena no regime semiaberto, com cursos que acontecem no Senac Gastronomia e Turismo. Ao final, elas receberão certificado e já sairão empregadas.

Esta é a primeira vez que este curso é direcionado ao público de mulheres em situação de violência doméstica, mulheres em cárcere e egressas do sistema prisional, como forma de qualifica-las para uma reinserção no mercado de trabalho.

Os cursos acontecerão no mês de novembro e a primeira atividade começa no dia 12, com a oficina de poesia em que as participantes trabalharão a oralidade e a expressão da linguagem por meio da poesia.

O curso é apresentado por Elisa Lucinda, conhecida nacionalmente por seus trabalhos em novelas como “Viver a Vida” e “Mulheres Apaixonadas”. Além de trabalhos na TV e no cinema, Lucinda se dedica também à literatura (especialmente a poesia), ao jornalismo e à música popular.

A outra vertente do projeto, que proporcionará a empregabilidade, é o curso de assistente de cozinha que será realizado no Senac Gastronomia e Turismo, entre os dias 18 e 27 de novembro.

O curso será conduzido por Paola Carosella, conhecida por ser uma das juradas do Show de Talentos “MasterChef Brasil”. As mulheres terão a oportunidade de conhecer e aperfeiçoar técnicas da culinária, proporcionando a possibilidade de ingressarem no mercado de trabalho ou apostarem no empreendedorismo.

Ao final do curso, no dia 28 de novembro, haverá um evento de formatura e todas as participantes receberão certificado. A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) pela primeira vez participa do Projeto “Cozinha e Voz” e está comprometida em oportunizar emprego para as mulheres em vulnerabilidade de emprego que participarem da capacitação.

Esta ação é uma parceria do Tribunal de Justiça, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Ministério Público do Trabalho 24ª Região e conta com o apoio do Senac Gastronomia e Turismo e da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).

Iniciativa – O projeto nasceu em São Paulo, onde já foram realizadas duas edições. Na Capital paulista, o programa do curso de assistente de cozinha foi elaborado pela chef de cozinha e empresária Paola Carosella, em parceria com o Grupo Educacional Hotec. A primeira versão foi capaz de incluir 70% dos alunos no mercado de trabalho.

Em Goiás, o viés do Projeto Cozinha e Voz é a Empregabilidade Trans. Trinta e cinco homens e mulheres transexuais e travestis de Goiás foram selecionados para participar da iniciativa. No Rio de Janeiro e no Pará já foram ofertados cursos nos mesmos moldes também voltados para mulheres e homens transexuais e travestis. Já na Bahia será ministrada a mesma capacitação para outro público: jovens negras e negros na comunidade Calabar, em Salvador.

Nos siga no Google Notícias