ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, TERÇA  20    CAMPO GRANDE 21º

Lado Rural

MS deve bater recorde ao produzir 29 milhões de toneladas de grãos

Estimativa da Conab aponta crescimento de 2,7% em relação à safra anterior

Por Gustavo Bonotto | 19/01/2026 22:19
MS deve bater recorde ao produzir 29 milhões de toneladas de grãos
Maquinário recolhe soja plantada em Mato Grosso do Sul. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Mato Grosso do Sul deve produzir 29,3 milhões de toneladas de grãos na safra 2025/2026, segundo o 4º Levantamento de Grãos da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). O volume representa crescimento de 2,7% em relação à safra anterior, supera a estimativa de 28,7 milhões apresentada em outubro e consolida o maior resultado da história do Estado.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mato Grosso do Sul projeta produção recorde de 29,3 milhões de toneladas de grãos para a safra 2025/2026, conforme dados do 4º Levantamento da Conab. O volume representa crescimento de 2,7% em comparação à safra anterior e supera o recorde atual de 27,1 milhões de toneladas, registrado em 2022/2023.O Estado ampliará sua área plantada em 5,6%, atingindo 7 milhões de hectares, figurando entre as unidades federativas com maior expansão agrícola do país. O crescimento é atribuído ao avanço tecnológico no campo e às condições climáticas favoráveis previstas para o período.

A nova projeção ultrapassa o recorde registrado na safra 2022/2023, quando a produção chegou a 27,1 milhões de toneladas. Com o avanço, o Estado mantém trajetória de crescimento contínuo na produção de grãos.

De acordo com a Conab, o resultado decorre da combinação entre aumento da área cultivada, avanços tecnológicos no campo e condições climáticas favoráveis previstas para o ciclo 2025/2026.

A área plantada em Mato Grosso do Sul deve crescer 5,6%, passando de 6,6 milhões para 7 milhões de hectares. O percentual coloca o Estado entre as unidades da federação com maior expansão de área agrícola no País.

No ranking nacional de crescimento da área plantada, o Amazonas lidera com alta de 19,9%, seguido por Amapá (14,3%), Pará (10,6%), Rio de Janeiro (7,1%), Tocantins (6,1%), Mato Grosso do Sul (5,6%) e Roraima (5,6%).

O levantamento também mostra a evolução recente da produção estadual. Mato Grosso do Sul colheu 20,2 milhões de toneladas na safra 2023/2024 e passou para 26,4 milhões de toneladas em 2024/2025, antes da atual projeção recorde para 2025/2026.