ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, QUARTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Lado Rural

Ranking nacional da raça Nelore começa na Expogenética MS com novas regras

Julgamentos de 3 a 6 de novembro inauguram calendário 26/27; feira também terá leilões, palestras e inovação

Por Anderson Viegas | 28/10/2026 13:13
Ranking nacional da raça Nelore começa na Expogenética MS com novas regras
Julgamento de animais da raça Nelore em edição anterior da Expogenética MS; evento de 2026 abre o Ranking Nacional da Raça Nelore 2026/2027 (Foto: Arquivo/Divulgação)

A Expogenética MS 2026 será o ponto de partida do Ranking Nacional da Raça Nelore 2026/2027, organizado pela ACNB (Associação dos Criadores de Nelore do Brasil). A edição deste ano da feira, realizada de 30 de outubro a 8 de novembro, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande, receberá os primeiros julgamentos ranqueados do novo calendário, envolvendo animais Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Expogenética MS 2026, realizada de 30 de outubro a 8 de novembro no Parque Laucídio Coelho, em Campo Grande, abre o Ranking Nacional da Raça Nelore 2026/2027. Os julgamentos ocorrem de 3 a 6 de novembro, sob novo regulamento da ACNB, que prevê pesagem na pista e punição a práticas inadequadas. A feira terá sete leilões, palestras técnicas e expectativa de negócios acima de R$ 200 milhões.

Segundo o presidente da Nelore MS, Paulo Matos, a abertura do ranking nacional é um dos principais destaques da Expogenética deste ano. A realização da primeira etapa em Campo Grande coloca Mato Grosso do Sul no início do calendário de avaliações da raça, reunindo criadores e animais de diferentes regiões do país.

Além dos julgamentos, a programação da feira inclui leilões, comercialização de genética bovina, palestras, apresentações de tecnologias e atividades voltadas à modernização da pecuária.

Uma das novidades será a adoção do novo regulamento de julgamentos da ACNB (Associação Nacional dos Criadores de Nelore do Brasil), que estabelece mudanças nos procedimentos de avaliação dos animais, com maior atenção ao bem-estar e às condições de apresentação dos exemplares.

Entre as alterações está a realização da pesagem dos animais dentro da própria pista de julgamento. A medida busca reforçar o controle sobre as condições físicas dos bovinos e coibir práticas inadequadas de preparação, como restrição de água e alimentos ou utilização de diuréticos para adequação aos limites de peso.

Segundo a Nelore MS, as novas regras também estabelecem penalizações quando forem identificadas irregularidades, com possíveis consequências para a classificação dos animais e responsabilização de expositores e criadores.

O presidente da ACNB, Victor Miranda, destacou, em manifestação divulgada pela Nelore MS, que a atualização do regulamento pretende tornar os julgamentos mais justos e ampliar a proteção ao bem-estar dos animais.

Quatro dias de julgamentos

Os julgamentos serão realizados entre 3 e 6 de novembro, na pista de avaliação do Parque Laucídio Coelho, das 8h às 12h e das 14h às 16h.

Nos dias 3 e 4, o jurado Horácio Alves Ferreira Nero avaliará os animais Nelore. Nos dias 5 e 6, a programação será dedicada às variedades Nelore Mocho, também julgadas por Horácio, e Nelore Pelagens, sob avaliação de Rafael Resende de Oliveira. Os resultados terão pontuação válida para o ranking nacional da ACNB no ano-calendário 2026/2027.

Para os criadores, os julgamentos representam uma oportunidade de apresentar os resultados dos trabalhos de seleção genética e comparar animais de diferentes plantéis, segundo os critérios oficiais da raça.

Leilões e comercialização

A Expogenética terá uma programação comercial voltada à oferta de reprodutores, matrizes, animais jovens e embriões, reunindo criadores e compradores interessados em melhoramento genético e produção de bovinos de corte.

A agenda publicada no site oficial relaciona sete leilões presenciais e virtuais, distribuídos entre 30 de outubro e 8 de novembro.

O primeiro está previsto para sexta-feira (30), às 19h, com oferta de fêmeas Nelore no Tatersal 1. No domingo (1º de novembro), o Tatersal 2 receberá um leilão presencial de fêmeas, garrotes, touros e novilhos, das 9h às 20h.

Na segunda-feira (2), às 19h, está programado um leilão virtual de embriões Nelore. Na quarta-feira (4), às 18h30, será realizado o leilão virtual Genética de Corte MS Nelore.

A programação continua na sexta-feira (6), com leilão virtual de gado de corte, e no sábado (7), com o leilão virtual Gado de Corte Nelore MS, ambos às 18h30.

No domingo (8), a agenda oficial prevê ainda um leilão presencial de equinos, às 19h, no Tatersal 1.

No lançamento da Expogenética, a organização apresentou uma expectativa de movimentar mais de R$ 200 milhões em negócios. A projeção considera não apenas os leilões, mas também operações financeiras, comercialização de máquinas e equipamentos, consórcios e outras atividades relacionadas ao agronegócio.

Tecnologia e programação técnica

A feira também terá palestras e encontros voltados à gestão das propriedades rurais, à produção de carne, ao financiamento e às oportunidades de negócios no agronegócio.

Entre os assuntos divulgados estão questões jurídicas e tributárias, endividamento, sucessão familiar, produção de carne bovina e oportunidades de investimento.

A programação prevê participação de instituições e empresas como Senar, Sebrae e Energisa. O site oficial também destaca Embrapa, UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) nas atividades técnicas, além de espaços destinados à apresentação de soluções tecnológicas e startups voltadas à pecuária.

A proposta é aproximar produtores, pesquisadores e empresas de ferramentas que possam contribuir para melhorar a gestão, a produtividade e a eficiência dos sistemas de produção.