ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, QUINTA  04    CAMPO GRANDE 22º

Lado Rural

Plantio de soja em MS atinge 97,5% da área prevista para safra 2025/2026

Produtividade média estimada é de 52,8 sacas por hectare, informa a Aprosoja

Por Gustavo Bonotto | 03/12/2025 23:34
Plantio de soja em MS atinge 97,5% da área prevista para safra 2025/2026
Maquinário faz a colheita da leguminosa na safra 2023/2024. (Foto: Arquivo/Aprosoja)

Mato Grosso do Sul atingiu 97,5% do plantio da soja para a safra 2025/2026 até 28 de novembro, segundo dados da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja), em compilado de dados divulgado nesta quarta-feira (3).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O plantio da soja em Mato Grosso do Sul alcançou 97,5% da área prevista para a safra 2025/2026, ultrapassando 4,7 milhões de hectares. Com produtividade média estimada de 52,8 sacas por hectare, o estado projeta produção de 15,1 milhões de toneladas, representando aumento de 6% em relação à safra anterior.Apesar do rápido avanço do plantio, preocupações climáticas persistem devido ao tempo seco e altas temperaturas, especialmente na Região Nordeste. A comercialização atingiu 21% da safra, índice inferior ao mesmo período do ano anterior, com preço médio da saca em R$ 126,40, representando desvalorização de 4,54%.

Conforme o levantamento, o estado ultrapassou os 4,7 milhões de hectares plantados, com regiões como o Centro e Sul alcançando mais de 98% da área semeada. A produtividade média estimada é de 52,8 sacas por hectare, com projeção de produção de 15,1 milhões de toneladas. A área destinada ao cultivo de soja nesta safra foi ampliada em 6% em relação ao ciclo anterior, com a expectativa de crescimento contínuo.

Embora o avanço do plantio tenha sido rápido, com 81% da área semeada em apenas cinco semanas, o clima tem sido um fator de preocupação. MS experimentou uma semana de tempo seco e altas temperaturas, principalmente na Região Nordeste, que registrou máximas acima de 35°C.

A irregularidade climática tem gerado incertezas, especialmente com a influência do fenômeno La Niña, que pode trazer chuvas irregulares para o estado nos próximos meses. Mesmo com o La Niña em intensidade moderada, as projeções indicam possíveis variações nas precipitações, afetando diretamente as lavouras.

De acordo com o boletim da Aprosoja, as regiões Norte e Centro apresentaram boas condições para o desenvolvimento das lavouras, com 89,9% e 96,6% das áreas classificadas como "boas", respectivamente.

Já as regiões Sul e Sudoeste enfrentam desafios, com 33,2% das lavouras do Sul em condições "regulares", devido a fatores como pragas e doenças. Apesar disso, a expectativa de alta produtividade permanece, com 93,7% das áreas avaliadas com boas condições gerais.

Quanto à comercialização, Mato Grosso do Sul já vendeu 21% da safra de soja, o que representa uma queda significativa em comparação com o mesmo período do ano passado, quando 29% já haviam sido comercializados. No mercado interno, o preço médio da soja sofreu uma desvalorização de 4,54%, cotando a saca de 60 kg a R$ 126,40 no dia 1º de dezembro, o que também reflete uma retração no setor.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.