ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Lado Rural

Vazio sanitário da soja termina dia 15 de setembro em MS

Este ano Mapa tornou o calendário de semeadura da soja obrigatório em 20 estados

José Roberto dos Santos | Com Semagro-MS | 09/09/2021 09:29
A Ferrugem Asiática é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi; é uma das mais severas pragas que ataca a cultura da soja. Foto: Embrapa
A Ferrugem Asiática é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi; é uma das mais severas pragas que ataca a cultura da soja. Foto: Embrapa

O vazio sanitário da soja termina oficialmente em Mato Grosso do Sul no dia 15 de setembro. No período de 90 dias esteve proibido o cultivo do grão, sob risco de penalidades. Em MS, portanto, o período de semeadura da soja vai de 16 de setembro de 2021 a 3 de fevereiro de 2022.

A campanha realizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), tem a parceria da Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS) e Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul).

O período de plantio da oleaginosa no Estado tem início no 16 de setembro e o cadastro de área plantada é obrigatório, devendo ser realizado no site do Iagro (www.servicos.iagro.ms.gov.br/plantio) no período entre 1º de setembro e 10 de janeiro ou até mesmo fora dele.

O vazio sanitário é crucial para evitar a expansão de focos de ferrugem asiática nas lavouras, sendo a doença de maior expressão da cultura da soja.

Vazio obrigatório 

Este ano portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento tornou o calendário de semeadura da soja obrigatório para 20 estados.

A semeadura da soja que, até o momento, era estabelecida somente nos estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Tocantins, passa ser obrigatória também, a partir desta safra, nos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e São Paulo, totalizando 20 unidades da federação com período determinado para início e final do plantio.

A Ferrugem Asiática, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, e considerada uma das mais severas que incidem na cultura da soja, podendo ocorrer em qualquer estádio fenológico. Nas diversas regiões geográficas onde a ferrugem asiática foi relatada em níveis epidêmicos, os danos variam de 10% a 90% da produção.

Expectativa da safra

Logo mais nesta quinta-feira, a Conab (Companhia Naciona de Abastecimento) irá divulgar o 12º Levantamento da Safra de Grãos 2020/2021, fechando o ciclo de produção da atual safra. No dia 7 de outubro a companhia fará a divulgação do primeiro levantamento da safra de grãos 2021/2022, com a expectativa de plantio da próxima safra.

Nos siga no Google Notícias