ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Mapa Interativo

Novo mapa interativo é ferramenta para fazer de você “o repórter”

Projeto do Campo Grande News surgiu para você contar experiências, compartilhar histórias e até ajudar na pesquisas de preços

Anahi Zurutuza | 09/01/2021 10:22
Entre no mapa, aponte onde está e escreva a notícia (Arte: Thiago Mendes) 
Entre no mapa, aponte onde está e escreva a notícia (Arte: Thiago Mendes)

O Campo Grande News cria mais uma ferramenta para aproximar o leitor e cobrir assuntos de interesse da comunidade. O mapa interativo surgiu para você contar experiências, compartilhar histórias e até ajudar na pesquisa de preços pela cidade.

Os mapas podem ter prazo, de validade de 24 ou 48 horas, quando se tratarem de pesquisas perecíveis, como o preço da gasolina, do botijão de gás ou do pão francês, que sofrem alterações com frequência no mercado.

Também teremos as plataformas interativas permanentes, quando quisermos ouvir relatos sobre suas vivências. Você vai poder narrar, por exemplo, onde foi seu primeiro beijo, qual o seu lugar favorito na cidade ou onde acha que contraiu o coronavírus.

Sob a luz do bom jornalismo, das leis e da ética, seremos os intermediários. Nossa missão será evitar que os objetivos de nossa ferramente sejam desvirtuados com injustiças ou ilegalidades. Por isso, sim, todas as contribuições passarão por um moderador.

Como fazer? - Para participar, é muito fácil. Basta clicar em “Enviar Relato”, campo fixo em cima do mapa de Campo Grande. Você pode usar a sua localização, se tiver a opção ativada no celular, para dizer onde está acontecendo ou onde passou pela situação.

A partir daí é só preencher o nome, dado para contato (que ficará disponível apenas para a redação), profissão, idade – todas essas informações básicas, que o jornalista sempre pede ao entrevistado.

Logo abaixo, há o campo para o relato, que pode ser uma frase, um pequeno texto ou, no caso de uma pesquisa de preços, o valor e endereço do lugar indicado. O leitor pode ainda contribuir carregando uma foto.

Para as informações ficarem completas, existe um guia básico para cadastrar a notícia. Os participantes responderão perguntas como: o quê ocorreu (a ação), quem (o agente), quando (o tempo), onde (o lugar), como (o modo) e por que (o motivo) se deu o acontecimento central da história. Você terá então construído o que chamamos de "lide", o primeiro parágrafo de uma matéria jornalística. Afinal, ali, você é “o repórter”.

Veja como é fácil participar:


Estreia – O Campo Grande News decidiu estrear a plataforma usando dois mapas, nas duas modalidades propostas inicialmente, a temporária e a permanente.

No primeiro, você vai pode contar quanto está pagando pelo botijão de gás de cozinha no seu bairro. Você sabia que a Petrobras anunciou um reajuste de 6% no preço do gás GLP para as distribuidoras? O valor deve ser repassado ao consumidor nos próximos dias.

Ao longo de 2020, contamos inúmeras histórias sobre as vítimas da covid-19. Mas, só em Campo Grande, a doença provocada pelo novo coronavírus já levou mais de 1,1 mil vidas. Alguém vai fazer falta no seu 2021? Conte para a gente quem é.

Todos os mapas ficarão disponíveis na editoria Mapa Interativo, ali no Menu do portal Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias