ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  13    CAMPO GRANDE 

Meio Ambiente

À espera de aeronaves, Prevfogo convoca brigadistas de fora para salvar Pantanal

Helicóptero e aviões chegam na tarde deste sábado; apoio novas equipes de combate deve chegar até quarta (26)

Por Fernanda Palheta | 22/06/2024 11:42
Helicóptero despejando água em área tomada por fogo e fumaça em incêndio no Pantanal em 2020 (Foto: Arquivo)
Helicóptero despejando água em área tomada por fogo e fumaça em incêndio no Pantanal em 2020 (Foto: Arquivo)

As brigadas sul-mato-grossenses receberão reforços para o combate dos incêndios florestais no Pantanal que acontecem há 82 dias. Na tarde deste sábado (22) chegarão dois aviões e um helicóptero para fortalecer o combate aéreo das chamas.

Enquanto as três aeronaves não chegam, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) já convocou mais 100 brigadistas para atuar no Pantanal.

O helicóptero modelo B3 tem capacidade transportar quatro brigadistas e 600 litros de água. A aeronave pertence ao Ibama e está vindo do Pará. Já os aviões Air Tractor são do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e podem auxiliar no transporte de 1.800 a 2.500 litros de água.

O coordenador estadual do Prevfogo do Ibama em Mato Grosso do Sul, Márcio Yule, afirma que os brigadistas do Rio de Janeiro, Rondonia e Brasília já estão em fase de deslocamento.
“Estão vindo por via terrestre, com caminhonetes e equipamentos e vão permanecer o período necessário para combater os focos de incêndios”, disse. A previsão é que os brigadistas cheguem a Corumbá até quarta-feira (26).

Yule ainda adiantou que o Governo Federal está em tratativas para garantir o apoio do Exército Brasileiro com mais quatro aeronaves. “Está todo mundo mobilizado para ajudar, desde Polícia Rodoviária Federal até o Exército, todos os órgãos federais estão sendo chamados”, afirmou.

Segundo ele, o Ibama também está licitando mais quatro helicópteros de pequeno porte e dois de grande porte, que podem transportar até 12 brigadistas. O apoio aéreo é determinante pois facilita o deslocamento até áreas de difícil acesso.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias