ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Alunos encontram gambá dando à luz em lixeira de escola

Viviane Oliveira | 13/09/2012 15:54
Gambá e os filhotes foram encaminhados para o Cras. (Foto: Reprodução Facebook).
Gambá e os filhotes foram encaminhados para o Cras. (Foto: Reprodução Facebook).

Os alunos de uma escola municipal em Campo Grande foram surpreendidos na manhã de ontem (12) por uma cena inusitada. Na hora do intervalo as crianças encontraram em uma das lixeiras do pátio do colégio um fêmea de gambá dando a luz. O flagrante foi na escola Municipal Danda Nunes, na avenida Mato Grosso no Vivendas do Bosque.

De acordo com a diretora da escola, Cristiane Mazzini Mendes, os alunos acharam o mamífero e chamaram as professoras.

“Foi uma festa, todo mundo queria ver o animalzinho com os filhotinhos”, disse, acrescentando que há 2 meses o gambá vive em uma árvore na frente da escola.

A PMA (Polícia Militar Ambiental) foi acionada e levou os animais para o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres). “Os filhotes estavam em uma espécie de bolsa”, destaca a diretora.

Os gambás podem-se reproduzir três vezes durante o ano, dando a luz de 10 a 20 filhotes em cada gestação, que dura de 12 a 14 dias.

O embrião nasce com aproximadamente 1 centímetro de comprimento e passa os primeiros dois meses na bolsa da mãe.

A diretora conta que, como a escola fica em uma área próxima à reserva ambiental do Parque dos Poderes, volta e meia recebe visita de animais silvestres, como por exemplo, o urutau – pássaro raro que se parece com um tronco de árvore.

Nos siga no Google Notícias