ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Anta de 180 kg é resgatada após cair em tanque de criação de peixes

Vídeo mostra animal exausto e, mesmo assim, nadando e tentar sair do local para não se afogar

Nyelder Rodrigues | 02/12/2020 16:33
Imagem mostra anta nadando e tentando, sem sucesso, sair sozinha do tanque (Foto: Divulgação/PMA)
Imagem mostra anta nadando e tentando, sem sucesso, sair sozinha do tanque (Foto: Divulgação/PMA)

A equipe da PMA (Polícia Militar Ambiental) de São Gabriel do Oeste - cidade localizada a 140 km de Campo Grande - foi acionada nesta quarta-feira (2) para resgatar uma anta de aproximadamente 180 kg que caiu em um tanque de criação de peixes.

O caso aconteceu em um sítio às margens da rodovia BR-163, cerca de 15 km da cidade. Quem acionou os policiais foi o dono do local, que viu a anta nadando ali sem conseguir sair. E caiu no local um poucos antes.

Ainda assim, o período nadando foi o suficiente para deixar o animal exausto em sua tentativa de sair do tanque, cerca com madeira. Os policias agiram rápido e planejaram o resgate da anta, sabendo que sua retirada não seria nada fácil.

Diante das dificuldades impostas, os policias ambientais tiveram a ideia de quebrar parte do cercado que formava o tanque e, a partir dali, construir uma rampa de saída para a anta, procurando em seguida direcionar o animal para o local. A ideia deu certo e logo a anta saiu do tanque, seguindo em diante para a mata ao lado.

Recentemente, no dia 22 de novembro, outra anta precisou ser resgata ao cair em um tanque de água utilizado para irrigar a lavoura em uma propriedade rural de Campo Grande. O resgate também foi feito pela PMA.

A equipe também percebeu que o animal não conseguiria sair sozinho por causa de uma manta de polietileno de alta intensidade que revestia o tanque por dentro, fazendo a anta escorregar quando tentava sair. Cansada de nadar, os policiais e moradores utilizaram cambões e cordas para puxar o animal.

Assustada, a anta tentava recuar e caia dentro do tanque. Até que os socorristas conseguiram puxá-la de lado. O animal não apresentava ferimentos e foi solto no próprio local. O dono da área foi orientado a cercar o entorno da propriedade.


Nos siga no Google Notícias