ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Anvisa proíbe agrotóxico que mobilizou redes sociais por riscos à saúde humana

Carbofurano é utilizado em sementes ou no solo, em diversos alimentos consumidos pelos brasileiros; Apresentadora Bela Gil mobilizou campanha pedindo a proibição do veneno

Izabela Sanchez | 14/10/2017 15:09
O carbofurano (detalhe) é usado para tratar sementes ou diretamente no solo (foto: Pixabay e Internet/Reprodução)
O carbofurano (detalhe) é usado para tratar sementes ou diretamente no solo (foto: Pixabay e Internet/Reprodução)

'O veneno está na mesa' é o nome do documentário de Silvio Tendler sobre agrotóxicos. É também o alerta sobre um desses venenos, o carbofurano, durante 'campanha' da apresentadora Bela Gil, que mobilizou as redes sociais em 2016. Agora, um ano depois, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) baniu o agrotóxico, um dos pesticidas mais utilizados no país, pois concluiu que o uso do veneno traz riscos à saúde humana.

O veneno é extremamente tóxico, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Ele é espalhado nas sementes e no solo de vários produtos da mesa do brasileiro, a exemplo das hortaliças. O carbofurano é utilizado para matar uma 'praga agrícola', os nematóides.

A praga, um tipo de 'pseudoverme', ataca as raízes e a estrutura das plantas. Ao formar 'colônias', 'matam' as plantas. Apesar de ter sido banido somente agora, o alerta de engenheiros agrônomos e demais profissionais da área sobre o uso indiscriminado do produto não é recente. Extremamente tóxico, ele deteriora toda 'a vida' do solo, afirmam eles.

Apresentadora Bela Gil (Reprodução/Facebook)
Apresentadora Bela Gil (Reprodução/Facebook)

Proibição e campanha

A informação foi divulgada pelo site Agrolink. O portal explica que a Anvisa publicou resolução e todos os produtos que contenham o carbofurano são, agora, proibidos de aplicação no Brasil. A Anvisa também estabeleceu, segundo o site, um prazo de três meses para o fim da produção, importação e comercialização de agroquímicos à base deste ingrediente.

À época em que Bela Gil resolveu mobilizar as redes sociais, a Anvisa lançou consulta pública sobre a suspensão do veneno. A apresentadora é adepta de um modelo mais saudável de alimentação - consumo de produtos veganos e alimentos orgânicos -, por isso a divulgação da campanha, conforme explicou à época.

Agora, a Anvisa conclui que o agrotóxico ameaça os brasileiros, especialmente pela presença dos resíduos na água. É o que afirma na resolução, divulgada pelo portal.

"Após todas as análises realizadas, a Anvisa concluiu que o uso regular de Carbofurano resulta em níveis de resíduos em alimentos - e principalmente na água - que representam risco dietético agudo à população brasileira, de efeitos neurotóxicos, e tem potencial de causar toxicidade para o desenvolvimento de seres humanos nas condições reais de exposição, que incluem efeitos teratogênicos funcionais e comportamentais".

Nos siga no Google Notícias