ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Apesar de seca histórica, Sanesul garante que cidades não ficarão desabastecidas

O manancial abastece Miranda e Jardim, que somam 49,5 mil habitantes

Por Aline dos Santos | 09/04/2024 08:59


Apesar da seca histórica, o Rio Miranda segue fornecendo água para os municípios de Miranda e Jardim, que juntos têm 49,5 mil habitantes. De acordo com a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), até o momento não há problemas de abastecimento nessas localidades em razão do nível do rio, “e sim apenas por consertos de rede de rotina”.

Conforme a Sanesul, os níveis dos rios são monitorados pela empresa o ano todo por uma equipe que faz trabalho preventivo.

“Até o momento todos os nossos sistemas de abastecimento da Sanesul estão funcionando normalmente. Reforçamos o pedido de apoio da população sul-mato-grossense para fazer o uso racional da água para que ela não falte. É importante evitar o desperdício de água no dia a dia”

O Rio Miranda é o mais relevante tributário do Rio Paraguai, o principal do Pantanal.  Formado pelo Rio Roncador e Córrego Fundo, em Jardim, o Miranda percorre 490 quilômetros até a foz no Rio Paraguai, já no município de Corumbá.

Ao longo dos anos, o Rio Miranda enfrenta assoreamento que resulta em formação de bancos de areia e desvio do leito. A situação é agravada por degradação das matas ciliares, mau uso do solo, processos erosivos e, principalmente, com a degradação da nascente. O baixo nível do rio afeta a migração das espécies e facilita a pesca predatória.

Dados da Sala de Situação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), que monitora os níveis dos rios, mostram que na data de 29 de março deste ano o rio mediu apenas 1,22 metro no município de Miranda.

Na mesma data e local, mas em 2023, a medição era de 6,81 metros. No ano de 2022, a cota estava em 4,22 metros. Indicativos de que nos últimos anos as “águas de março” garantiam bom volume no Miranda. A cota de inundação é a partir de sete metros.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias