ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Após 5 dias, incêndio destrói área de reserva e ainda é preocupante no Pantanal

Reserva Cisalpina foi praticamente toda atingida pelo fogo e bombeiros ainda combatem em outras regiões de MS

Caroline Maldonado | 22/08/2021 10:04


Bombeiros continuam trabalhando hoje (22), em diversos focos de incêndio do Pantanal até a região leste de Mato Grosso do Sul. Em Brasilândia, com 3,8 mil hectares, a Reserva Cisalpina foi praticamente toda atingida pelo fogo, que começou na terça-feira (17), mas ainda não foi levantada a área total incendiada, segundo o Corpo de Bombeiros.

Por lá, o incêndio foi controlado, mas bombeiros permanecem no local, porque a baixa umidade do ar e o calor provocado pelo próprio incêndio podem fazer surgir novos focos. O vídeo divulgado pelo Corpo e Bombeiros mostra o estado da reserva.

A RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Cisalpina fica na divisa com São Paulo, a 355 quilômetros de Campo Grande. O 5º Grupamento de Bombeiros Militar está analisando imagens de satélite para obter informações sobre a área total atingida.

De acordo com os bombeiros, o fogo, que começou na reserva, atravessou a BR-158, atingindo também áreas de fazendas da região. A fumaça é tanta que chega às cidades da região. Bombeiros de Bataguassu também trabalham no local.

Em Porto Murtinho, a 431 quilômetros da Capital, diversos focos permanecem na região da Serra da Bodoquena. Hoje, os bombeiros recebem reforço de dois aviões Air Tractor próprios para combate a incêndios. As aeronaves são de empresa contratada pelo Governo do Estado.

Equipes do Corpo de Bombeiros trabalham nas regiões das fazendas Lucelo Porã e Serradinho, além da região do Quebracho, segundo o Capitão do Corpo de Bombeiros José Felix.

“Chegou em um momento em que estamos com cinco equipes, somado o reforço de Campo Grande, Dourados e Aquidauana. São 39 bombeiros atuando diretamente, sendo uma quantidade mínima no gerenciamento e os demais em campo”, detalha o Capitão.

Foi controlado o incêndio no Porto Geral, em Corumbá, a 419 quilômetros de Campo Grande, segundo o Corpo de Bombeiros. No entanto, o fogo permanece em, pelo menos, quatro áreas do Paraguai-Mirim, próximo à Serra do Amolar, e do Carandazal.

De acordo com a Coronel Tatiane Inoue, hoje, a equipe de combate está recebendo 36 militares para troca dos que estão em combate. “Vamos totalizar 40 militares, mais 61 do grupamento nas atividades de combate”, detalhou.

Nos siga no Google Notícias