ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Fogo causa cortina de fumaça que cobre um dos principais cartões postais de MS

Área que fica em frente ao Porto Geral, em Corumbá, foi atingida e fumaça atrapalhou visibilidade

Dayene Paz | 20/08/2021 16:09


Calor de 40°C e dois meses sem chuva contribuíram para o fogo se alastrar em uma área que fica em frente ao Porto Geral de Corumbá, a 444 quilômetros de Campo Grande, na tarde desta sexta-feira (20). O incêndio de grandes proporções mobilizou uma força-tarefa composta pelo Corpo de Bombeiros, Prevfogo, Ibama e brigada do Instituto Homem Pantaneiro. A fumaça também atrapalha a visibilidade na região, que fica próxima ao aeroporto.

De acordo com as informações, o fogo começou nesta quinta-feira (19) e avançou nesta sexta-feira (20). Ribeirinhos moram na localidade e há também outras pequenas propriedades. Do outro lado do rio Paraguai, há um empreendimento turístico, onde o fogo já foi combatido na área de mata e a estrutura não foi comprometida.

"Não queimou a pousada. Quero agradecer o pessoal que combateu o fogo, porque ninguém mediu esforços e graças a Deus, agimos a tempo. A nossa preocupação é com o pessoal ribeirinho porque o fogo correu para lá agora. Aqui estamos salvos agora, mas nossa preocupação é com todos", disse o trabalhador do local, João Miguéis.

A grande cortina de fumaça encobriu parte da região central da cidade. De acordo com o Diário Corumbaense, na principal avenida, a General Rondon e na orla portuária, é possível ver a dimensão do incêndio florestal.

As equipes fazem as frentes de combate, para impedir que o fogo se alastre, porém, venta na região, o que facilita a propagação das chamas. As altas temperaturas e o fato de não chover a aproximadamente dois meses também contribuíram para que as chamas se alastrassem rapidamente.

Neste ano, Corumbá já registrou 905 focos de calor, 103 deles nas últimas 48 horas, de acordo com dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Nos siga no Google Notícias