ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Corumbá pede ajuda federal para combate a fogo em solo pantaneiro

Prefeito quer que Ibama erga sede na cidade, trazendo consiga seus helicópteros e aviões

Nyelder Rodrigues | 21/08/2021 14:09
Fumaça ganhou maior intensidade no decorrer da sexta e mudou a paisagem pantaneira por completo (Foto: Divulgação/PMC)
Fumaça ganhou maior intensidade no decorrer da sexta e mudou a paisagem pantaneira por completo (Foto: Divulgação/PMC)

Uma área de 64,4 mil km² faz com que Corumbá seja o 11º município do Brasil em extensão territorial e o maior fora dos estados do Amazonas e Pará. Porém, é isso que também coloca a cidade como um dos principais municípios brasileiros na rota dos incêndios florestais, que assolam o país nessa virada de década.

Localizada a 419 km de Campo Grande, na fronteira com a Bolívia e no coração do Pantanal, Corumbá pegou o caos de 2020 e se preparou para encarar o que viria pela frente em 2021. Ainda assim, foi preciso pedir reforço.

De acordo com nota publicada nesse sábado (21) pela prefeitura, foi enviado pedido de ajuda ao Governo Federal para combater, ao lado do Governo do Estado e das forças do Corpo de Bombeiros, além de grupos como PrevFogo, IHP (Instituto Homem Pantaneiro) e voluntários, as chamas que em solo corumbaense.

Diferente de outras regiões no norte do país onde índices de umidade constantemente mais altos ajudam a "segurar" a onda de incêndios florestais, o Pantanal, apesar de conhecido por suas planícies alagadas, fica em área mais suscetível às secas, principalmente entre os meses de abril e setembro.

"Como já era previsto, a seca deste ano, ainda maior que a de 2020, já tem provocado o surgimento de diversos focos, alguns inclusive bem próximos da área urbana de Corumbá. Por isso, o prefeito de Corumbá voltou a pedir ajuda de todas as esferas administrativas do país", frisa trecho da nota.

O prefeito Marcelo Iunes (Podemos) destaca que diante da situação não é possível ficar de braços cruzados, sendo necessário uma força-tarefa conjunta de governos municipal, estadual e federal para evitar mais danos à natureza.

"Precisamos de novo da união de todos, inclusive dos nossos deputados estaduais para evitar uma tragédia ainda maior", afirma Iunes, que recentemente discutiu a questão com a bancada federal e com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Várias medidas foram tomadas para evitar que a situação se repita.

Ibama - Um dos pedidos feito ao Governo Federal por Iunes é que o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) tenha sede em Corumbá, podendo ali atuar com seus dois helicópteros e aviões preparados para atuar em situações de fogo em vegetações densas, caso do Pantanal.

"Os Bombeiros e o PrevFogo desempenham excelente trabalho, mas sozinhos eles não conseguem dar conta de tantos focos de incêndios nessa gigante área. Peço, mais uma vez, o apoio da Assembleia Legislativa, do Estado, dos deputados federais e senadores para sensibilizar o Governo Federal", completa.

Ontem, um grande incêndio na região do Porto Geral chamou a atenção dos moradores da cidade, já que o local fica próximo a área urbana e colocou até uma pousada, com grande parte de sua estrutura em madeira, em risco.

O céu da cidade foi tomado pelas nuvens espessas e escuras, evidenciando a gravidade da situação. Contudo, as equipes se mobilizaram rapidamente e as chamas foram contidas. Agora, eles estão realizando trabalho para conter focos que se acendem em outros pontos. Por ora, a situação está controlada.

Nos siga no Google Notícias