ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

Após cheia, nível do rio Paraguai entra em fase de declínio no Pantanal

Anny Malagolini | 15/07/2016 12:49
 Até o começo de agosto, a altura do rio deve cair para 3,77 metros (Foto: Marinha)
Até o começo de agosto, a altura do rio deve cair para 3,77 metros (Foto: Marinha)

A partir de agora, o nível do Rio Paraguai no Pantanal sul-mato-grossense deu início a sua fase de declínio. A cheia deste ano levou o rio a alcançar neste ano a marca de 4,06 metros, um dos maiores níveis dos últimos cinco anos.

De acordo com a previsão hidrológica da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, o nível do rio deve ficar abaixo dos 4 meses a partir da próxima, nas réguas de Ladário e Porto Coimbra. Até o começo de agosto, a altura do rio deve cair para 3,77 metros.

Uma das maiores cheias do Rio Paraguai foi registrada em Porto Murtinho, quando seu nível chegou aos 9,71 metros.

A propagação das cheias do rio Paraguai se dá ao longo de vários meses do ano, caracterizando o lento escoamento das águas no Pantanal. Isto se deve à complexa combinação das contribuições de cada planície cujas lagoas e baías funcionam como reguladores de vazão, acumulando água e amortecendo a elevação do nível durante o crescimento da cheia e cedendo água durante a recessão.

Em Mato Grosso do Sul, as estações do Rio Paraguai estão em Bela Vista do Norte, Porto São Francisco, Ladário, Porto Esperança, Forte Coimbra e Porto Murtinho.

Nos siga no Google Notícias