ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Após flagrante de poluição, curtume sem licença é interditado

A fiscalização e interdição foram feitas por equipes da Semadur e Imasul

Anahi Zurutuza | 30/06/2020 12:41
Lacre fixada ontem pela Semadur (Foto: Direto das Ruas)
Lacre fixada ontem pela Semadur (Foto: Direto das Ruas)

Depois de flagrante de despejo de líquido possivelmente poluente na área rural de Campo Grande, o curtume Qually Peles, localizado no Distrito de Indubrasil e conhecido por acumular irregularidades, foi interditado por operar com a licença ambiental vencida. A fiscalização e interdição foram feitas por equipes da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) e Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) a pedido da 34ª Promotoria de Justiça do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul).

Na inspeção, além da licença vencida, técnicos constataram que a indústria estava captando água por meio de um poço sem autorização e o extravasamento de efluentes sem tratamento com potencial de poluir o Córrego Imbirussu. A Promotoria instaurou procedimento para investigar os fatos.

Por meio da assessoria de imprensa, o MPMS lembra que em 2010 firmou TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o curtume e que após o descumprimento de algumas cláusulas, em 2013, processou a empresa. Em 2014 e 2017, chegou a pedir a interdição judicial da indústria por situações parecidas.

“Vale ressaltar que diante dos inúmeros casos de poluição constatados desde o ano de 2007, o Ministério Público moveu ação penal contra o curtume. No ano passado, a Justiça julgou procedente parcialmente e condenou o curtume e seu proprietário. Como a pena ficou muito aquém do esperado, a Promotoria recorreu para aumentá-la, o que ainda resta pendente de julgamento”, informou ainda O MPMS em nota.

Flagrante ocorreu na tarde do dia 19 em área rural a 3 Km da empresa, no Indubrasil (Foto: Polícia Civil/Divulgação) 
Flagrante ocorreu na tarde do dia 19 em área rural a 3 Km da empresa, no Indubrasil (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Flagrante – No dia 19 deste mês, equipes da Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) e da Semadur flagraram caminhão MOPP, utilizado para transporte de produtos perigosos, despejava líquido em área aberta a cerca e 3 km da empresa. Os policiais civis e a Semadur chegaram ao caso após denúncia anônima.

O caminhão foi apreendido pela polícia e que o material que estava sendo despejado foi levado análise laboratorial.

Outro lado - O advogado do curtume, Arlindo Murilo Muniz, informou que todas as providências serão tomadas nos âmbitos administrativo e judicial, uma vez que "se há irregularidade, é na expedição de uma licença com prazo ilegal e não observação de pedido de renovação, que ficou esquecido na Prefeitura, e ato realizado sem prazo para defesa e contraditório".

Ele explica que o prazo mínimo estabelecido pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) de licença ambiental para empresa que exerce atividade do tipo é de 4 anos e a Prefeitura de Campo Grande expediu autorização de 1 ano e alguns meses. A validade já foi questionada em ação e a Justiça reconheceu que o prazo deveria ser maior. Processos ainda tramitam e a defesa do curtume pede que a administração municipal seja obrigada a estender a licença. "O ato de interdição no nosso entender é completamente descabido".

Muniz ressaltou que a indústria investiu recentemente R$ 4 milhões em equipamentos de proteção ambiental, emprega 300 pessoas e tem produtos a ponto de parecer "por conta de uma arbitrariedade". "Deixar desassistidas 300 famílias é no mínimo irrazoável".

Nos siga no Google Notícias