ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Curtume conhecido por irregularidades é flagrado ao fazer despejo em área rural

Caminhão da Qually Peles foi apreendido e produto que era despejado passará por análise

Lucia Morel e Liniker Ribeiro | 19/06/2020 18:56
Flagrante ocorreu esta tarde em área rural a 3 Km da empresa, no Indubrasil. (Foto: Divulgação Polícia Civil)
Flagrante ocorreu esta tarde em área rural a 3 Km da empresa, no Indubrasil. (Foto: Divulgação Polícia Civil)

Conhecido por irregularidades ambientais, o curtume Qually Peles, localizado no Distrito de Indubrasil, foi flagrado, esta tarde, despejando material desconhecido em área rural a 3 Km da empresa.

O flagrante foi acompanhado pela Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) e pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana).

Caminhão MOOP, utilizado para transporte de produtos perigosos, despejava líquido em área de matagal ainda em Indubrasil. Os policiais civis e a Semadur chegaram ao caso após denúncia anônima à secretaria, que comunicou à Decat, que então passou a monitorar o local indicado, culminando no flagrante de hoje.



Presente na ação, a superintendente de Fiscalização e Gestão Ambiental da Semadur, Gisseli Ramalho Giraldelli dos Santos, explicou que o caminhão foi apreendido pela polícia e que o material que estava sendo despejado, será analisado para se saber o que é.

Caso o produto do despejo esteja dentro de uma porcentagem permitida para o tipo de material, a irregularidade será apenas de despejo em local impróprio e a empresa incorrerá em infração ambiental.

Mas se após análise, o líquido contiver algum tipo de metal pesado, o caso será de crime ambiental, com responsáveis podendo ser penalizados com prisão que varia de 1 a 4 anos.

Segundo o delegado da Decat, Maércio Alves Barbosa, o flagrante de hoje será lavrado em laudo técnico.“O descarte irregular por parte da empresa vem de longa data”, sustentou o titular da delegacia.

Somente após o exame do material, que indicará a natureza e a qualidade do produto despejado é que será apontado se a irregularidade se enquadra em infração ou crime ambiental.

O motorista do caminhão foi levado para esclarecimentos até a Decat, onde foi constatado que ele não possui carteira de habilitação da categoria C, exigida para dirigir caminhões. Com isso, “o dono da empresa responderá também  por entregar veículo a pessoa não habilitada”, sustenta o delegado.

Em 2017, MPMS (Ministério Público Estadual) pediu judicialmente a interdição do curtume Qually Peles por poluição e descumprimento de 19 irregularidades ambientais do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), como se lê aqui. Em 2015, dois funcionários do local morreram ao caírem em tanque de tratamento de água, conforme matéria aqui.

O Campo Grande News entrou em contato com a empresa, mas foi informado que qualquer informação poderá ser repassada apenas na segunda-feira.

Nos siga no Google Notícias