ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Após multa milionária, fazenda entra na mira do MPE por dano ambiental

Aline dos Santos | 13/06/2016 12:07
Imagem da PMA mostra área drenada com agricultura. (Foto: Divulgação)
Imagem da PMA mostra área drenada com agricultura. (Foto: Divulgação)

Alvo de multa de R$ 13 milhões no mês passado, a fazenda São Francisco, no município de Bonito, será investigada pelo MPE (Ministério Público do Estado). O inquérito civil é para apurar eventuais danos provocados por supressão de vegetação nativa em área de nascente e construção irregular de drenos.

O edital é da 2ª Promotoria de Justiça de Bonito e foi publicado na edição de amanhã do Diário Oficial do Ministério Público, que já está disponível na internet. A medida pode resultar em ação civil pública para reparar o dano ambiental.

Em maio, a PMA (Polícia Militar Ambiental) multou o proprietário da fazenda São Francisco por degradação de áreas de várzea que compõem as nascentes do Rio da Prata. De acordo com polícia, levantamentos terrestres, fotografias, vídeos aéreos e imagens de satélites revelaram que uma área de 993 hectares foi devastada para plantio de soja e milho.

Com uso de GPS, os policiais mediram 26 quilômetros lineares de drenos, construídos para secagem do solo das várzeas para o plantio agrícola. O caso foi repassado ao Ministério Público para possível abertura de ação civil pública cobrando a reparação dos danos ambientais.

O proprietário vai responder por crimes ambientais e também terá de apresentar plano de recuperação da área degradada ao Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

Nos siga no Google Notícias