ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Após sobrevoo, governador propõe criação de brigada permanente no Pantanal

Sugestão foi ouvida pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que deu sinal inicialmente positivo

Nyelder Rodrigues | 03/10/2020 17:20
Ministro e governador fizeram sobrevoo sobre o Pantanal (Foto: Chico Ribeiro/Ascom)
Ministro e governador fizeram sobrevoo sobre o Pantanal (Foto: Chico Ribeiro/Ascom)

A criação de uma brigada permanente para combater incêndios no Pantanal foi proposta em reunião entre o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), senadores e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em visita realizada à região neste sábado (3). A agenda fez parte da CTE (Comissão Temporária Externa) Pantanal.

Além de Salles, também participaram do encontro, realizado em Corumbá, autoridades civis e militares, técnicos e o secretário especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, almirante Flávio Augusto Rocha.

O objetivo da ideia de Reinaldo é ter uma força para atuar prontamente no combate aos focos de calor, levando em consideração que a seca é um ciclo natural na região e há previsões de que esse panorama de extrema estiagem deve perdurar por mais alguns anos ali.

"Precisamos estar preparados com uma brigada eficiente e bem treinada, com toda a estrutura dos governos federal e estaduais, para atuar em todo o Pantanal e evitar que os incêndios se propaguem como estamos vendo este ano", frisa o governador, sugestionando ainda que a estrutura deve ser semelhante a da Força Nacional.

Área em chamas foi flagrada durante a visita (Foto: Chico Ribeiro/Ascom)
Área em chamas foi flagrada durante a visita (Foto: Chico Ribeiro/Ascom)

Já Ricardo Salles acenou positivamente à proposta, reforçando que forças federais e estaduais devem participar do projeto para combater e prevenir os incêndios florestais em conjunto às Forças Armadas, que já integram a força-tarefa. Contudo, há várias etapas a serem cumpridas antes da ideia ser oficializada, detalhada e colocada em prática.

"Vamos avançar muito mais do que já avançamos para enfrentar os desafios de uma seca extrema como esta, graças ao nosso alinhamento de esforços", diz Salles. Ele ainda destaca o avanço sul-mato-grossense na regulação do fogo controlado e outras medidas ambientais que dão garantia jurídica ao uso dos recursos naturais.

Sobrevoo - Durante o sobrevoo no Pantanal, Reinaldo e Salles puderam ver a situação do bioma, encontrando desde locais preservados até locais devastados pelo fogo, além dos problemas que a seca vem causando na navegação pelo rio Paraguai. Várias regiões pantaneiras foram visitadas durante o voo, feito pela manhã.

Já no encontro para discutir ações em prol do bioma pantaneiro, o governador reafirmou o compromisso de promover a integração rodoviárias das várias regiões do Pantanal, implantando e cascalhando estradas para interligar regiões hoje isoladas.

Até 2022, por exemplo, o objetivo é executar as obras nos trechos que ligarão a Curva do Leque (MS-228) a Rio Negro, ponte do Taquari e à divisa com Mato Grosso, interligando a região do Paiaguás com o Porto Jofre (município mato-grossense de Poconé), bem como as regiões do Nabileque e Naitaca com o Forte Coimbra.

Por fim, Reinaldo também anunciou que, em breve, 2.932 propriedades rurais do Pantanal vão receber energia elétrica, seja ela por estações ou solar, visando promover desenvolvimento à região e, assim, também melhorar a estrutura para o controle e combate de incêndios.

Confira a galeria de imagens:

  • Imagem mostra área antes alagada agora com bancos de areia por causa da seca (Foto: Chico Ribeiro/Ascom)
  • Fumaça causada pelos incêndios é forte e afeta toda o Mato Grosso do Sul (Foto: Chico Ribeiro/Ascom)
  • Ministro Ricardo Salles em conversa com o governador Reinaldo Azambuja (Foto: Chico Ribeiro/Ascom)
Nos siga no Google Notícias