A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 24 de Outubro de 2019

12/10/2019 11:27

Assoreada, Lagoa Itatiaia exibe estátua de peixe no meio de banco de areia

Misto de estiagem e falta de consciência ameaçam um dos locais mais frequentados pelos campo-grandenses

Izabela Sanchez e Clayton Neves
Lago disputa espaço com longa faixa de areia no bairro Tiradentes (Foto: Henrique Kawaminami)Lago disputa espaço com longa faixa de areia no bairro Tiradentes (Foto: Henrique Kawaminami)

Primeiro foram os lagos do Parque das Nações Indígenas, agora, no bairro Tiradentes, outro local muito frequentado pelos campo-grandenses, a Lagoa Itatiaia, também está assoreado. Misto de estiagem e descuido, bancos de areia tomam conta do local onde antes a água encobria parte da estátua de um peixe.

A água diminuiu, aproximadamente, 1 metro e alguns pontos da lagoa exibem bancos de areia de até 4 metros. Vegetação que encobre a margem já está imersa, agora, em lama quase seca. Não só o tempo seco fora do comum deixa a paisagem com ar ameaçador, mas também a montanha de lixo indica total falta de consciência por quem utiliza esse ponto de refúgio. Cheiro forte também é sentido na região.

Na manhã deste sábado (12), todo tipo de lixo, de garrafas pet a tijolos podem ser vistos por ali. A vendedora de 19 anos Larissa dos Santos Oliveira, afirma que o assoreamento “foi de repente”.

Faixa de areia não impede que moradores frequentem a lagoa num dia quente (Foto: Henrique Kawaminami)Faixa de areia não impede que moradores frequentem a lagoa num dia quente (Foto: Henrique Kawaminami)

“Até agosto estava cheia e depois começou a baixar e tem cheiro forte em um dos pontos da lagoa, não sei se é lixo ou se é esgoto, as pessoas pescam e tomam banho ali. É triste a lagoa estar secando porque se isso acabar acabou a diversão das pessoas”, comentou ela.

Ana Cleide Oliveira, 48, reclama da falta de consciência de frequenta o espaço. “Porque grande parte da degradação dessa área é culpa de quem utiliza. Deve estar morrendo peixe ou é muito lixo que as pessoas jogam”, afirmou.

Ela conta que mesmo a limpeza realizada na lagoa diariamente não dá conta de todo lixo. “Atitudes pequenas poderiam contribuir com a preservação. Se todo mundo trouxesse seu saquinho”, avaliou.

Cachorro aproveita o sábado na Lagoa Itatiaia (Foto: Henrique Kawaminami)Cachorro aproveita o sábado na Lagoa Itatiaia (Foto: Henrique Kawaminami)
Lixo na lama na Lagoa Itatiaia (Foto: Henrique Kawaminami)Lixo na lama na Lagoa Itatiaia (Foto: Henrique Kawaminami)

Tamile Martins, 21 e Gilberto Alexandre, 25, passeavam pela lagoa neste sábado com o sobrinho de 7 anos e dois cachorros que não se importavam com o cenário, imersos na água. “Abaixou muito o nível da água, de um ano pra cá, e nos últimos meses se intensificou muito”, disse Gilberto.

Tamile lembrou de quando a água encobria parte da estátua. “Tememos que seque ainda mais. As pessoas não têm consciência de que a lagoa é grande, mas um dia pode acabar”, falou.
Há, ainda assim, quem aparente não ligar pro novo cenário e, inclusive, cria outras possibilidades.

Os bancos de areia na lagoa assoreada viraram local para pescar e tomar um sol em cadeiras de praia.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions