ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Biólogos de MS lançam hoje, livro com 22 espécies de anfíbios

Priscilla Peres | 26/03/2015 17:35
Pesquisadores querem ressaltar a importância dos animais para a vida humana. (Foto: Divulgação)
Pesquisadores querem ressaltar a importância dos animais para a vida humana. (Foto: Divulgação)

Para ajudar a conhecer sobre as espécies de anfíbios de Mato Grosso do Sul e ressaltar a importância desses animais para a vida humana, biológos lançam hoje o “Guia Anfíbios do Mato Grosso do Sul”. Lá estão representados 22 das 99 espécies do Estado, por meio de fotos de alta qualidade.

O livro contempla curiosidades sobre morfologia, ecologia e distribuição geográfica dos anfíbios, com total simplicidade e linguagem de rápida compreensão. Um dos pontos que se destacam é a identificação de espécies encontradas em ambientes urbanos.

“Os sapinhos alimentam-se de insetos, sem eles nossa vida seria muito pior, pois usaríamos mais inseticidas, os ambientes ficariam mais contaminados, as lavouras teriam mais pragas, a produção agrícola reduziria e mais doenças seriam transmitidas”, esclarece José Sabino, doutor em Ecologia e professor da Anhanguera-Uniderp.

O livro é de autoria dos biólogos Fernando Ibanez Martins, José Luiz Sugai, José Sabino e Sabine Borges da Rocha dentro do Programa Biota-MS, com o apoio da Estância Mimosa Ecoturismo e da Natureza em Foco. Os guias serão enviados à Secretaria Estadual de Educação, que deve distribuí-los à rede de ensino.

Parte do material também será doada à comunidade de Bonito, principal município de ecoturismo do Mato Grosso do Sul. “Queremos conscientizar a população que a vida silvestre pode manter contato com o homem de forma harmoniosa”, explica a bióloga Sabine Borges, egressa do Curso de Ciências Biológicas da Anhanguera-Uniderp.

O lançamento do livro "Guia Anfíbios de Mato Grosso do Sul" acontece a partir das 20h de hoje na universidade Anhanguera-Uniderp Matriz, localizada na avenida Ceará, 333. A entrada é franca.

Nos siga no Google Notícias