ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Meio Ambiente

Biólogos instalam ninhos artificiais de araras em estação de tratamento

Ricardo Campos Jr. | 15/07/2016 13:34
Biólogos querem atrair espécies canindé e vermelha (Foto: Divulgação / Águas Guariroba)
Biólogos querem atrair espécies canindé e vermelha (Foto: Divulgação / Águas Guariroba)

Dez ninhos artificiais de araras foram instalados na maior estação de tratamento de água de Campo Grande, a ETA Guariroba, na saída para Três Lagoas. O objetivo é atrair aves da espécie canindé e principalmente vermelha, que segundo biólogos preferem espaços mais fechados. A ação foi realizada por meio de uma parceria entre o projeto Arara Azul e a Águas Guariroba.

Segundo informações da concessionária, o local cedido para o projeto já conta com viveiro de mudas e áreas verdes. “Então nada melhor do que coroar tudo isso tendo uma reprodução de arara dentro das nossas unidades”, diz o presidente da companhia, José João Fonseca.

O projeto em questão se chama “Aves Urbanas – Araras da Cidade”. Conforme o instituto, o local será monitorado para que se conheça um pouco mais sobre o modo de vida dessas aves. Por isso foram instalados vários tipos de ninhos.

As duas entidades já haviam sido parceiras em outras ações. Em 2014 foi desenvolvioda a campanha “Adote um ninho”, com o objetivo de arrecadar recursos e fomentar a preservação das espécies de araras, principalmente as azuis, que chegou a entrar na lista de animais em extinção na década de 1990. Graças aos esforços de pesquisadores, a fauna pantaneira conta com mais de cinco mil aves desse tipo.

Nos siga no Google Notícias