ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  14    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

Boi "bombeiro" diminuiria queimadas no Pantanal, defende Tereza Cristina

Ministra classificou os incêndios como “desastre” durante reunião virtual da Comissão do Senado

Gabriel Neris | 09/10/2020 12:01
Ministra Tereza Cristina durante reunião virtual de comissão (Foto: Reprodução)
Ministra Tereza Cristina durante reunião virtual de comissão (Foto: Reprodução)

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou nesta sexta-feira (9) durante reunião da comissão temporária do Senado que a presença de mais gado no Pantanal ajudaria a evitar as queimadas que estão devastando o bioma.

Tereza afirmou que o boi é o “bombeiro do Pantanal porque ele é quem come aquela massa do capim, seja o nativo ou plantado. A seca, a água no subsolo também baixou os níveis e essa massa virou o que? Um material altamente combustível, incendiário”, detalhou.

A ministra classificou os incêndios como “desastre” e que ocorreram porque “tínhamos muita matéria orgânica seca que, talvez, se tivéssemos um pouco mais de gado no Pantanal, isso teria sido um desastre até menor”, apontou.

A Comissão do Senado aprovou nesta sexta a inclusão do Pantanal no Conselho Nacional da Amazônia Legal, até o ano de 2025. A intenção é que com esta medida, o bioma possa receber mais recursos federais, aumentando a estrutura e ações para o combate aos incêndios florestais.

De janeiro a 8 de outubro, Mato Grosso do Sul registrou 10.627 focos de queimadas, de acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Destes, mais de 7,3 mil ocorreram em Corumbá.

Foto de Gustavo Basso mostra gado em fazenda no Pantanal. (Foto: Gustavo Basso)
Foto de Gustavo Basso mostra gado em fazenda no Pantanal. (Foto: Gustavo Basso)


Nos siga no Google Notícias