ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 33º

Meio Ambiente

Ministério da Justiça envia 71 bombeiros para combate às queimadas em MS

São mais de 400 homens e mulheres, entre militares e civis, ajudando no trabalho contra os focos de calor

Gabriel Neris | 09/10/2020 10:17
Bombeiros caminham por área destruída pelo fogo no Pantanal (Foto: Chico Ribeiro)
Bombeiros caminham por área destruída pelo fogo no Pantanal (Foto: Chico Ribeiro)

O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou nesta sexta-feira (9) que mobilizará mais 71 bombeiros do Distrito Federal e Santa Catarina para reforçar o efetivo que está atuando contra as queimadas no Pantanal de Mato Grosso do Sul.

A portaria 556/2020 foi assinada pelo ministro André Mendonça e atende pedido do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

“O apoio ao Estado respeita o paco federativo. Entramos em contato com as Secretarias de Segurança Pública de todo o País para que juntos reforcemos o combate às queimadas”, disse Renato Paim, secretário Nacional de Segurança Pública.

A Operação Pantanal II conta atualmente com mais de 400 homens e mulheres, entre militares e civis, sete aeronaves e dezenas de viaturas.

Bombeiros de Mato Grosso do Sul, do Paraná e Santa Catarina e brigadistas da Força Nacional, Marinha, Exército, Ibama e ICMbio (Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade), além de voluntários de entidades não-governamentais, trabalham em Corumbá, Serra do Amolar, Fazenda Bodoquena, no Parque Estadual do Rio Negro, Estrada-Parque, Porto Esperança e região nordeste e leste do Estado, onde ocorrem incêndios em florestas plantadas e nos Parques Estaduais do Taquari e Ivinhema.

Mais de 7,1 mil focos de calor foram registrados em Corumbá, de acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). No início da semana 45 integrantes da Força Nacional foram mobilizados para ajudar no trabalho.

Nos siga no Google Notícias