ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Política

Por mais recursos, comissão inclui Pantanal no Conselho da Amazônia Legal

Medida foi aprovada na comissão do Senado e agora será levada ao presidente Jair Bolsonaro

Leonardo Rocha | 09/10/2020 11:12
Queimadas durante este ano no Pantanal (Foto: Divulgação - Ibama)
Queimadas durante este ano no Pantanal (Foto: Divulgação - Ibama)

A Comissão do Senado aprovou a inclusão do Pantanal no Conselho Nacional da Amazônia Legal, até o ano de 2025. A intenção é que com esta medida, o bioma possa receber mais recursos federais, aumentar a estrutura e as ações para combater os incêndios florestais nos próximos anos.

A indicação foi feita pela senadora Simone Tebet (MDB). “A inclusão pelos próximos cinco anos, representará o verdadeiro compromisso do governo federal em proteger o nosso ambiente como um todo, ampliando e reforçando as ações de enfrentamento a futuras queimadas no bioma”, justificou.

Simone citou que a medida vai trazer “frutos no futuro” ao Pantanal, já que este conselho (Amazônia Legal) é comandado pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão. “Ele poderá acionar no momento certo, todas as forças disponíveis para conter os incêndios e até antecipar qualquer catástrofe no Pantanal”, explicou.

Ela ponderou que o fogo já consumiu mais de 4 milhões de hectares no Pantanal, desde o começo do ano, e que isto corresponde a 26% da área total do Bioma. A proposta foi apresentada na reunião de hoje (09), da Comissão do Senado, sendo aprovada pelos parlamentares.

Os senadores que fazem parte da Comissão devem entregar pessoalmente a sugestão ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), no dia 20 de outubro, para que a medida seja acatada pelo Palácio do Planalto.

Nos siga no Google Notícias