Bombeiros controlam incêndio que queimou 4 km em fazenda no Pantanal
Fumaça vista por gerente indicou fogo subterrâneo, conhecido como turfa
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Bombeiros militares de Mato Grosso do Sul controlaram um incêndio que consumiu 4 quilômetros de vegetação na Fazenda Guanabara, no Pantanal do Nabileque. O combate às chamas iniciou após o gerente da propriedade avistar fumaça na região. O incêndio foi identificado como sendo de turfa, tipo subterrâneo que queima matéria orgânica abaixo do solo. A fazenda auxiliou no combate com funcionários, tratores e caminhão-pipa. Imagens de satélite confirmaram apenas pontos isolados de fumaça, sem focos aparentes de fogo.
Bombeiros militares de Mato Grosso do Sul controlaram, nesta manhã (9), um incêndio que consumiu 4 km de vegetação na Fazenda Guanabara, localizada no Pantanal do Nabileque.
- Leia Também
- Incêndio subterrâneo se alastra e atinge 400 hectares no Pantanal do Nabileque
- Pantanal respira, com 92% de queda nas áreas queimadas em um ano
Em vídeo enviado à reportagem, um dos combatentes confirma que restaram apenas alguns tocos de árvore queimando, mas que o fogo na área foi extinto. O trabalho começou na tarde de ontem (8).
O gerente da propriedade acionou a corporação após perceber a fumaça, que se intensificou durante a noite de quarta-feira (7). A área é cercada por alagados, por isso, o deslocamento dos bombeiros demorou. A fazenda disponibilizou funcionários, tratores e caminhão-pipa para ajudar no combate.
O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Pablo Diego Barros de Jesus, explicou que se tratou de um incêndio em turfa, um tipo de fogo subterrâneo que queima a matéria orgânica abaixo da superfície do solo. “Imagens de satélite confirmam a presença de fumaça em pontos isolados, sem focos aparentes de fogo, o que reforça o diagnóstico de incêndio subterrâneo,” reforçou.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

