ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Meio Ambiente

Brigadistas de Aquidauana reforçam combate ao fogo no Pantanal

Nicholas Vasconcelos | 10/08/2012 18:34
Equipes do Corpo de Bombeiros e PMA sobrevoaram áreas queimadas no Pantanal de Corumbá. (Foto: Divulgação)
Equipes do Corpo de Bombeiros e PMA sobrevoaram áreas queimadas no Pantanal de Corumbá. (Foto: Divulgação)

Uma equipe de 15 brigadistas do Prevfogo de Aquidauana chegou em Corumbá nesta sexta-feira (10) reforçar o combate ao fogo no Pantanal. Com os reforços, as equipes que combatem os focos de queimada passam a contar com 47 pessoas, entre brigadistas, voluntários e militares do Corpo de Bombeiros e PMA (Polícia Militar Ambiental).

De acordo com o oficial de operações dos Bombeiros, tenente Fábio Pereira, o trabalho de combate ao fogo se concentra na região da Estrada Parque, que chega a ser 100 quilômetros distante da sede do município.

Equipes dos Bombeiros e da PMA sobrevoaram a área queimada na região do Itajiloma e estrada da Codrasa com um helicóptero da Marinha, para avaliar os danos e a estratégia de combate. Não há um calculo preciso da extensão do quanto foi queimado. Nestes locais o fogo foi completamente combatido.

Segundo o tenente, como todo Pantanal está seco a preocupação é que qualquer fagulha pode causar um incêndio de grandes proporções. Além do trabalho de combate, as equipes realizam prevenção do fogo.

Um helicóptero do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais) veio da Amazônia para ajudar no combate aos focos em Corumbá. A previsão é de que o aparelho comece a atuar neste sábado (11), transportando até 600 litros de água em bolsas.

Dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) apontam que Corumbá é o segundo município do país em número de focos de queimadas, com 74 nas últimas 48 horas até quinta-feira (9).

Nos siga no Google Notícias