ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Camarão descoberto no Pantanal de MS mede qualidade da água

Ricardo Campos Jr. | 31/03/2017 15:10
Camarão pantaneiro é transparente e pode ser criado em aquários (Foto: divulgação)
Camarão pantaneiro é transparente e pode ser criado em aquários (Foto: divulgação)

Um camarão descoberto há quatro anos em águas pantaneiras está sendo usado para medir a qualidade da água de rios em Mato Grosso do Sul. Isso porque o Macrobrachium pantanalense só consegue sobreviver em água doce livre de poluição, tendo sido localizado na região da Nhecolândia, de Aquidauana e dos rios Miranda e Negro.

O pequeno crustáceo foi identificado pela pesquisadora Lilian Hayd, da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

“Se formos em uma lagoa ou bahia no Pantanal e não tiver camarão, ao mensurar os parâmetros físicos químicos, geralmente, percebemos que eles estão comprometidos. Se tem camarão o ambiente é bom, tem uma certa qualidade ambiental nos parâmetros físico-químicos da água”, explica.

O Camarão Pantaneiro é pequeno e transparente e havia sido confundido com o Camarão da Amazônia. O grupo de pesquisa coordenado por Lilian conseguiu provar que o crustáceo é de uma nova espécie analisando a morfologia, bioquímica e genética dele. Ambas as espécies são parecidas, mas aquela encontrada na região norte mede até 16 centímetros, enquanto o de Mato Grosso do Sul alcança, no máximo, seis.

Por ser minúsculo, não serve para ser criado para consumo, embora alguns pantaneiros o preparem frito com farofa. O camarão serve ainda como isca viva (apesar de os pescadores não gostem por ser muito mole), alimentação de peixes e criação em aquário.

É possível ver todos os órgãos do camarão e o tubo digestório muda de cor conforme o tipo de alimentação.

Conforme a professora, o Camarão do Pantanal não está em risco de extinção, pois ainda é encontrado em abundância. Ele também é muito importante na cadeia alimentar, porque serve de alimento para pequenos peixes.

Nos siga no Google Notícias