ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Chove forte nesta manhã e precipitação acumulada no mês chega a 31 mm

Temperatura caiu dois graus em Dourados, segundo Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste

Helio de Freitas, de Dourados | 08/08/2018 11:11
Chuva desta manhã chega a 12 milímetros em Dourados (Foto: Helio de Freitas)
Chuva desta manhã chega a 12 milímetros em Dourados (Foto: Helio de Freitas)

Chove forte nesta manhã em Dourados, a 233 km de Campo Grande. De acordo com o Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste, até às 11h o acumulado chegava a 12 milímetros, o que equivale a 12 litros de água por metro quadrado. Entretanto, ainda não há registro de problemas causados pela chuva na cidade.

Com a chuva desta quarta, o volume de precipitação acumulado em oito dias de agosto chega a 35 milímetros. O volume médio registrado neste mês é de 47 milímetros.

A temperatura também caiu em Dourados. A máxima de 20 graus registrada às 9h48 caiu para 18ºC às 11h. A mínima registrada hoje foi de 15,6 graus às 6h.

Agosto está mais chuvoso que o normal e contrasta com a estiagem que afetou a região de Dourados nos últimos quatro meses. Em julho, da mesma forma como ocorreu em abril, maio e junho, choveu apenas 2 milímetros em Dourados, quando a média histórica para o mês é de 47 mm.

Com base nos registros das estações meteorológicas da Embrapa e do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), é possível observar que em julho as chuvas foram praticamente nulas em toda a região sul de Mato Grosso do Sul. O maior volume registrado foi 4,6 mm em Itaquiraí.

Em Dourados e Rio Brilhante a disponibilidade hídrica dos solos atingiu níveis inferiores a 20%. Em Ivinhema, onde os solos são mais arenosos, a situação ficou ainda mais desfavorável, com níveis de disponibilidade hídrica de aproximadamente 5%.

Nos siga no Google Notícias