ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Com lesão na coluna, filhote de onça parda atropelado foi sacrificado

Aline dos Santos | 07/07/2011 14:18
Filhote foi atropelado por caminhão na BR-359. (Foto: Divulgação)
Filhote foi atropelado por caminhão na BR-359. (Foto: Divulgação)

Com lesão na coluna, o filhote de onça parda que foi atropelado na BR-359 teve que ser sacrificado. Ontem, exames de radiografia mostraram a fratura e o diagnóstico foi de paraplegia.

O animal já não conseguia mais se levantar. A eutanásia foi realizada em seguida. A fêmea tinha aproximadamente quatro meses de idade e pesava 8,7 quilos.

O felino foi atropelado na última terça-feira, próximo a Alcinópolis.

Primeiro, o filhote foi socorrido pelo caminhoneiro que o atropelou e depois foi levado pela PMA (Polícia Militar Ambiental) para Coxim. Por fim, foi trazido para o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande.

Conforme o site de notícias do governo, somente neste ano, o Cras contabiliza mais de vinte casos de animais silvestres vítimas de atropelamentos nas estradas de Mato Grosso do Sul. A lista inclui onças pardas, quatis, capivaras, jaguatirica, lobinhos, tamanduás, veados, cotias, gambás e cágados.

A médica veterinária Roberta Martins Humberg lembra que alguns cuidados dos usuários das vias podem ajudar a evitar o atropelamento dos animais silvestres, como redobrar atenção nas estradas à noite, obedecer à sinalização e respeitar as velocidades máximas indicadas.

Conforme a veterinária, é indicado não manter contato direto com o animal, para evitar a transmissão de possíveis doenças e acidentes com mordidas e arranhaduras.

Nos siga no Google Notícias