ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

Conferência tem participantes de 45 países em Bonito até 4ª

Bruno Chaves | 28/04/2014 15:26
Abertura do evento contou com a participação do ministro do Turísmo, Vinícius Lages (Foto: Divulgação/Ministério do Turismo)
Abertura do evento contou com a participação do ministro do Turísmo, Vinícius Lages (Foto: Divulgação/Ministério do Turismo)

Considerado o maior evento de ecoturismo no mundo, a 8ª Conferência Internacional de Ecoturismo e Turismo Sustentável, reúne em Bonito,  a 257 km de Campo Grande, delegações de 45 países, até esta quarta-feira, 30 de abril.

A abertura do evento ocorreu no último sábado ao som do violeiro Marcelo Loureiro, que se apresentou ao público com um pantaneiro que tocava berrante. O ministro do Turismo, Vinícius Lages, disse que a conferência é de extrema importância para o Brasil e para Bonito. “Experiências como esta projetam o Brasil no mundo inteiro”, afirmou durante discurso.

O objetivo é debater o ecoturismo e o turismo sustentável. Um dos principais temas discutidos é o uso de áreas protegidas. O governador André Puccinelli (PMDB) lembrou que o setor é o quinto pilar da economia estadual e destacou que "Bonito e a Serra da Bodoquena têm belezas naturais que precisam ser preservadas”.

Ele afirmou, ainda, que“Jardim e Bodoquena precisam de oportunidades para captar recursos onde as indústrias não estão, e claro, não devem estar”.

Os participantes da conferência ainda debatem sobre a relação homem/meio ambiente e discutem sobre melhores práticas de sustentabilidade já desenvolvidas. “Bonito é um destino que irradia desenvolvimento”, enfatizou líder o Ministério do Turismo brasileiro, Vinícius Lages.

Estandes de exposições foram montados na conferência. Um deles é do Sebrae/MS, que fomenta negócios sustentáveis. No local, foram colocados à apreciação do público artesanatos de 14 artistas do Estado.

Para o analista técnico da instituição e gestor do espaço, Carlos Eduardo Cordeiro, o artesanato faz parte da produção associada ao turismo, trazendo elementos da cultura regional.

"A ideia da mostra é também mercadológica, pois, além de destacar a importância do artesanato e prestigiar os artesãos, queremos fomentar o setor com potenciais negócios”, disse à assessoria de imprensa do Sebrae.

A instituição ainda lançou o Guia Prático para Sustentabilidade de Pequenos Negócios – Ferramentas para o desenvolvimento territorial e fomento à criação de negócios inovadores e sustentáveis.

O diretor do Sebrae Nacional, José Cláudio dos Santos, destacou que a finalidade do Guia é promover o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, que representam mais de 25% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro.

"O Guia vai fomentar e orientar os empreendimentos. Ele apresenta um conjunto de leis que vai facilitar um ambiente regulatório para o desenvolvimento local e das regiões”, reforçou.

Nos siga no Google Notícias