ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Desmatamento investigado pela PF serve para pecuária e extração de madeira em MS

Operação Ceucis identificou que terra indígena era usada para atividade pecuária sem licença e extração ilegal de madeira

Lucia Morel | 21/10/2020 16:35
Policiais ainda estão em diligências para cumprimento de mandados de busca e apreensão. (Foto: Divulgação PF)
Policiais ainda estão em diligências para cumprimento de mandados de busca e apreensão. (Foto: Divulgação PF)

A área desmatada da Reserva Indígena Kadwéu, em Porto Murtinho, seria usada para atividade de pecuária sem licença ambiental e com extração ilegal de madeira.

É o que informou o delegado Alexandre Fresneda de Almeida, da Polícia Federal, responsável pelas investigações da Operação Ceuci, que ainda não identificou quantos hectares foram atingidos.

Dos 30 mandados de busca e apreensão, somente um não foi cumprido com sucesso por questões de segurança, diante da presença de indígenas no local. Mesmo assim, deverá ser cumprido posteriormente. Não há ainda a contabilização dos bens apreendidos até o momento.

Deflagrada esta manhã, a operação investiga quatro tipos de crimes ambientais: impedir ou dificultar a regeneração natural de florestas e demais formas de vegetação; desmatar, explorar economicamente ou degradar floresta em terras de domínio público sem autorização do órgão competente; construir estabelecimentos potencialmente poluidores, sem licença dos órgãos ambientais competentes; e por fim, invadir, com intenção de ocupá-las, terras da União.

Ibama presta apoio à operação em reserva. (Foto: Divulgação PF)
Ibama presta apoio à operação em reserva. (Foto: Divulgação PF)

Cada um dos crimes investigados tem uma pena diferente, que vão desde detenção de seis meses a quatro anos, além de multa.

A PF não informou quantas pessoas, nem se produtores rurais são investigados. Indígenas, não têm nenhum envolvimento e seriam apenas a parte prejudicada com as ações ilegais.

Ceuci - As investigações começaram em junho de 2019 e visam apurar a ocupação e exploração de áreas indígenas além de crimes ambientais decorrentes de desmatamento. Segundo a PFm todos os 30 mandados foram expedidos pela 5ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande e são cumpridos nas cidades de Miranda, Bodoquena e Campo Grande.

Além de 110 policiais federais, a operação conta com o apoio do Exército Brasileiro, através da disponibilização de aeronaves, e de servidores do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis).

Após o cumprimento total dos mandados, a PF pretende identificar os ocupantes das referidas áreas, bem como eventuais atividades econômicas desenvolvidas e a existência de danos ambientais.

O nome da operação, Ceuci, faz referência à uma deusa indígena protetora das lavouras e moradias dos indígenas.

Matéria editada às 17h25 para correção de informação.

Nos siga no Google Notícias