ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Meio Ambiente

Devido a nebulosidade na Capital nesta quarta aeroporto opera por instrumento

A temperatura mínima registrada foi de 14,2ºC às 11 horas

Antonio Marques | 18/05/2016 14:34
Forte orvalho no meio do dia foi provocado pela baixa brusca na temperatura e alta umidade do ar (Foto: Marcos Ermínio)
Forte orvalho no meio do dia foi provocado pela baixa brusca na temperatura e alta umidade do ar (Foto: Marcos Ermínio)

O orvalho bem na hora do almoço chamou atenção dos campo-grandenses nesta quarta-feira (18), acostumados com o constante sol “a pino” neste horário. Às 11 horas o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou a menor temperatura do dia 14,2ºC, e a maior umidade do ar até o momento, 86%. O chuvisco provocado pelo forte sereno ocorre pela diminuição brusca da temperatura.

Esse orvalho ou sereno é um fenômeno físico na qual a umidade do ar precipita por condensação na forma de gotas pela diminuição brusca da temperatura ou em contato com superfícies frias. Por isso, há impressão de chuva fina. É o processo contrario da evaporação, que ocorre no caso da neblina, quando uma nuvem está próximo ou em contato com o solo, geralmente nas regiões mais altas (serras). É formada quando há a condensação da água evaporada.

Conforme as informações meteorológicas do Inmet, até o momento não havia registro de chuva na Capital, apesar previsão de possibilidade chuva isolada durante o dia. A partir do meio dia, a temperatura começou a subir novamente e às 14h foi registrado a mínima de 16ºC e a queda da umidade para 81%.

Por conta dessa instabilidade no clima, o Aeroporto Internacional de Campo Grande está operando por instrumento desde o fim da manhã. Não há previsão de cancelamento de voos até o momento.

De acordo com o Inmet, até o final do a temperatura deve permanecer entre 15ºC a 16ºC, a máxima, e a umidade do ar voltar a subir a 88%, com a possibilidade de voltar o orvalho ao anoitecer.

Nesta quinta-feira, a previsão não é muito diferente de hoje, a mínima prevista é de 14ºC e a máxima 26ºC, podendo ter chuvas isoladas. Na sexta-feira, 20, a temperatura já se eleva e o tempo terá alternância de sol e nuvens.

Por volta das 13 horas, o orvalho continuava deixando o dia mais cinzento e úmido na Capital (Foto: Direto das ruas)
Por volta das 13 horas, o orvalho continuava deixando o dia mais cinzento e úmido na Capital (Foto: Direto das ruas)
Nos siga no Google Notícias