ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Diante da estiagem, governador vai decretar emergência ambiental

Documento será divulgado nesta tarde, em frente do Comando Geral da Polícia Militar

Gabriela Couto | 21/07/2022 11:45
Brigadista combatendo incêndio florestal. (Foto: Divulgação) 
Brigadista combatendo incêndio florestal. (Foto: Divulgação)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) irá assinar decreto de emergência ambiental em Mato Grosso do Sul. O documento será divulgado nesta quinta-feira (21), às 14h, em frente ao Comando Geral da Polícia Militar, no Parque dos Poderes.

A medida é mais uma das ações preventivas de combate aos incêndios florestais que costumam se agravar a partir dos próximos meses com a intensificação do período de seca no Estado. O documento foi um consenso após a reunião de segunda-feira (18) entre órgãos responsáveis pelo assunto.

A deliberação veio por parte de orientação do secretário de Estado da Produção, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, do secretário de Estado de Justiça, Antônio Carlos Videira, do comandante geral do Corpo de Bombeiros do MS, coronel Dijan Leite e do diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul André Borges.

“A ideia é reativar imediatamente lá no CIOPS, na Polícia Militar o Centro Integrado de Monitoramento dos Bombeiros, Imasul, Semagro e Sejusp. Fazer uma intensificação da fiscalização e do monitoramento, do patrulhamento por das áreas por parte da Polícia Militar Ambiental e também continuar com as ações de prevenção de fazer aceiros nas propriedades e que são extremamente importantes para evitar aí desastres maiores”, explicou Verruck após a reunião.

A preocupação dos gestores é com o período mais crítico da seca que se avizinha, nos próximos três meses, de agosto, setembro e outubro, momento que surgem queimadas. A ideia é evitar uma nova tragédia ambiental, como a que ocorreu nos últimos dois anos.

Dentre os fatores que ligaram o sinal de alerta para um novo desastre estão ondas de calor muito forte, seca e ventos mais intensos, além da baixa umidade do ar e falta de chuva. A partir do decreto, o governo fica autorizado a contratar brigadistas e fica autorizado a fazer aquisição de materiais e equipamentos logísticos para combate a incêndios florestais de forma emergencial.

Vale lembrar que o governador já decretou neste ano estado de emergência diante da seca. A medida durou 180 dias e já chegou ao fim. Em junho, o Imasul decidiu suspender até 31 de dezembro todas as autorizações para queimadas controladas.

Nos siga no Google Notícias