ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Com reforços do interior, 106 militares de MS combatem incêndios no Pantanal

De acordo com os bombeiros os trabalhos estão concentrados nas regiões de Abobral, Nabileque e Paraguai-mirim

Jhefferson Gamarra | 18/07/2022 15:00


Em mais um ano consecutivo, o Pantanal sul-mato-grossense está sendo castigado com as queimadas. Com isso, o Corpo de Bombeiros Militar montou uma força-tarefa com 106 homens para combater as chamas que se alastram por Corumbá, a 428 quilômetros de Campo Grande.

As principais áreas de trabalho de combate ao fogo concentradas na região de Abobral, onde o incêndio foi controlado e confinado; na região de Nabileque, onde os focos de incêndios foram extintos e na região do Paraguai-mirim, onde a guarnição de combate a incêndio florestal realiza o trabalho de rescaldo. A área consumida pelo fogo ainda não foi levantada pelos militares.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, em breve será enviado novos grupamentos para o combate das chamas na região pantaneira. Dos militares que estão no local, 56 são de grupamentos de Corumbá e outros 50 foram mobilizados de cidades do interior.

O tempo seco e a baixa umidade do ar aumentam ainda mais as chances de incêndios, como não há previsão de chuva para os próximos dias o Corpo de Bombeiros alerta para que a população redobre os cuidados e não coloquem fogo em lixo e em terrenos baldios.

Incêndios em 2022 - Segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisa Espacial), neste ano, os municípios do Pantanal que mais tiveram focos de incêndio foram Corumbá (445), Aquidauana (88) e Porto Murtinho (79).

Neste ano, os bombeiros têm feito triagem dos focos de incêndio, monitorados via satélite, para apurar se o fogo é autorizado. Conforme o órgão, caso seja ação ilegal, equipes são mobilizadas e enviados relatórios às autoridades competentes.

Em 2021, os Ministérios Públicos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul apontaram que a maior parte (60%) das queimadas no bioma, que resultaram em "impactos incalculáveis à biodiversidade, à saúde humana e à economia", têm como principal hipótese uma ligação com atividades agropastoris.

Nos siga no Google Notícias