ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Doze pessoas são multadas em R$ 53 mil por criação irregular de aves

Thiago de Souza | 01/07/2015 21:16
Dois papagaios e três periquitos foram apreendidos na operação. (Foto: Divulgação)
Dois papagaios e três periquitos foram apreendidos na operação. (Foto: Divulgação)

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) autuou 12 pessoas por criação irregular de pássaros no Estado. A operação chamada de “Sispass Legal” fiscalizou 23 criadores de aves em sete cidades diferentes. 12 criadores de pássaros foram encontrados em situação irregular. Foram aplicadas multas administrativas no valor de R$ 53.000,00.

O instituto explica que a criação de pássaros silvestres é regulamentada pelos órgãos ambientais, porém alguns criadores se utilizam dessa prerrogativa para capturar animais na natureza e “esquentá-los” como se fossem nascidos em cativeiro.

No total, 22 pássaros foram recolhidos pelo Ibama por estar sem anilhas ou com os matérias falsificados, além de dois papagaios e três periquitos, que foram encaminhadas para o CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) em Campo Grande.

O setor de fauna do Ibama alerta que a pessoa que pretende criar pássaros silvestres deve se cadastrar no órgão ambiental e seguir normas e procedimentos para desenvolver a atividade de maneira legal.

Nos siga no Google Notícias