ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  15    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

Efeito dos incêndios no Pantanal é tema de seminário na UFMS

Pesquisadores vão falar sobre cinco biomas existentes no Brasil

Por Silvia Frias | 15/06/2024 10:55
Pantanal será um dos biomas que será tema de discussão no seminário (Foto/Divulgação)
Pantanal será um dos biomas que será tema de discussão no seminário (Foto/Divulgação)

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) realiza o Seminário Meio Ambiente e Academia: a contribuição das universidades para preservação dos biomas brasileiros. Amazônia, Catinga, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal serão o foco da discussão, a ser realizada no dia 19 de junho.

O evento faz parte da campanha Eu Respeito desse mês e é uma iniciativa da Rede Sustentável e da Dides (Diretoria de Desenvolvimento Sustentável) da UFMS.

 “Vamos criar um ambiente de discussão sobre o papel das instituições de ensino superior na preservação desses cinco biomas. Além de ser uma vitrine para os projetos apresentados, queremos proporcionar um ambiente de troca entre os pesquisadores das diversas partes do país”, explica a representante da UFMS na Rede UniSustentável, Rosamaria Cox Moura Leite Padgett.

Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa serão os cinco biomas em destaque durante o Seminário, que se inicia às 8h30 (horário MS). “Vamos criar um ambiente de discussão sobre o papel das instituições de ensino superior na preservação desses cinco biomas. Além de ser uma vitrine para os projetos apresentados, queremos proporcionar um ambiente de troca entre os pesquisadores das diversas partes do país”, ressalta a professora.

A preservação da Mata Atlântica será abordada pelo professor do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rodrigo Lemes Martins. Ele irá falar sobre a integração da dimensão espacial, temporal e social no funcionamento e biodiversidade dos ecossistemas costeiros do Norte Fluminense.

Sobre o Pantanal, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal da UFMS, Edna Scremin Dias, irá falar sobre o efeito do fogo e da inundação na biodiversidade deste bioma e suas implicações para o manejo de áreas protegidas na Bacia do Alto Paraguai.

Para o diretor da Dides, Leonardo Chaves de Carvalho, a integração e a união de esforços na realização do seminário é motivo de orgulho para a UFMS. Segundo a professora, o público-alvo do seminário é formado por pesquisadores e estudantes que se interessem pela temática ambiental e, em especial, relacionada com a conservação dos biomas brasileiros.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias