ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Em risco, aquífero Guarani será alvo de estudo que custará R$ 5 milhões

Angela Kempfer | 10/07/2011 09:15

Um estudo vai avaliar as condições atuais do aquífero Guarani, a maior reserva natural de água hoje no Brasil, que passa sob Mato Grosso do Sul. O levantamento será contratado pela ANA (Agência Nacional de Águas) e será desenvolvido regionalmente.

O órgão quer descobrir o grau de vulnerabilidade do aquífero à contaminação e fontes potenciais de poluição, para depois dfinir medidas de proteção, informa reportagem de hoje do jornal Folha de São Paulo.

O estudo vai abranger Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e deve durar dois anos, ao custo de R$ 5 milhões.

Estudo já divulgado mostrou que o maior vilão do aquífero são lixões desativados e que os canaviais são maioria entre as chamadas zonas de potencial risco, devido aos agrotóxicos.

O aquífero Guarani é um reservatório de água subterrânea, um conjunto de rochas arenosas e porosas. Esses materiais depositaram-se neste lugar entre aproximadamente 245 e 144 milhões de anos.

O aqüífero é transfronteiriço, pois está localizado por baixo do território de quatro países sul-americanos: na Argentina a extensão é de 225,5 mil quilômetros, no Brasil, de 840 mil, no Paraguai de 71, 7 mil e no Uruguai 58,5 mil quilômetros. O que totaliza 1,2 milhão de quilômetros ao sudeste da América do Sul. (Com informações da Folha de São Paulo)

Nos siga no Google Notícias