ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Empresários fazem vídeo de macaco nadando no rio Paraguai-Mirim

Caroline Maldonado | 26/08/2014 14:17
Ver macaco distante do seu grupo é algo incomum (Foto: Reprodução/Vídeo)
Ver macaco distante do seu grupo é algo incomum (Foto: Reprodução/Vídeo)

Dois empresários registraram em vídeo o momento em que um macaco “bugio” cruzava o rio Paraguai-Mirim a nado, no domingo (24), em Corumbá, a 419 quilômetros de Campo Grande. O primata, também conhecido como gariba, macaco gritador ou roncador é, geralmente, visto em companhia de outros, por isso o fato causou estranheza aos campo-grandenses José Carlos Zanella Júnior e Rubens Machado, que gravaram o vídeo cedido ao jornal Diário Corumbaense.

Segundo o pesquisador da Embrapa Pantanal, Ubiratan Piovezan, o macaco que aparece no vídeo é um macho, pois as fêmeas da espécie Alouatta tem coloração clara. O animal é conhecido como roncador porque os machos vocalizam ao entardecer e ao amanhecer para informar a localização do grupo, conforme explicou o pesquisador ao jornal.

“A espécie é gregária [que vive em grupo] e acharmos um animal solitário, distante do seu grupo já é algo bastante incomum. É possível que este animal estivesse ilhado em copas de árvores próximas a margem do rio durante a enchente e, por algum motivo, foi forçado a procurar um novo ‘puleiro’. Várias razões podem justificar esta busca, incluindo predadores e pessoas”, explicou.

O pesquisador esclareceu ainda que apesar de terem a fama de não saber nadar, a maioria dos animais é capaz de nadar se cai na água. “Algumas espécies evitam este ambiente, assim como os 'bugios' evitam andar pelo campo quando precisam beber água em baías ou beber água em áreas onde não há mata de galeria”, disse o pesquisador.

Veja abaixo o vídeo feito pelos empresários:

Nos siga no Google Notícias