ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Empresas de MS agora têm responsabilidade sobre destino de embalagens

Por meio de notas fiscais, todo o processo de devolução destes resíduos poderá ser monitorado por órgãos fiscalizadores do Estado

Maressa Mendonça | 27/12/2019 17:28
Recicláveis em unidade de tratamento de resíduos de Campo Grande (Foto: Arquivo/Kisie Ainoã)
Recicláveis em unidade de tratamento de resíduos de Campo Grande (Foto: Arquivo/Kisie Ainoã)

Fabricantes, distribuidores e comerciantes de produtos que geram embalagens em Mato Grosso do Sul terão de fazer campanhas de conscientização junto aos consumidores sobre a importância da devolução desses resíduos. A ideia é evitar o descarte nos aterros sanitários.

Hoje, a responsabilidade maior da logística reversa é das empresas, mas só pode ser realizada com participação da população. A ideia do Governo do Estado agora é controlar todo esse processo por meio de análise de notas fiscais emitidas pelas recicladoras.

As novas diretrizes para a logística reversa das embalagens foram publicadas no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (27) . Em linhas gerais, o decreto determina que os empresários terão de implementar o sistema de devolução das embalagens independente do poder público.

Os responsáveis pela implementação do sistema de logística reversa deverão comprovar que o descarte dessas embalagens recolhidas foi feito de forma regular. Para isso, deverão apresentar notas fiscais emitidas por catadores ou organizações de reciclagem. Ou seja, não basta recolher as embalagens é preciso comprovar que foram entregues para agentes recicladores.

Em entrevista à assessoria de imprensa, o titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck,explicou que toda essa discussão é oriunda do Plano Nacional de Resíduos Sólidos em que os principais fabricantes são obrigados a devolver 22% do total de embalagens ao ciclo de produção.

Segundo ele, o diferencial em Mato Grosso do Sul é a emissão das notas fiscais por parte dos agentes de reciclagem que permite rastrear todo o processo. Um modelo semelhante é usado em São Paulo.

“Esta é uma ação ambiental em que cada um faz a sua parte, é compartilhada e deriva de uma construção coletiva. A decisão incide sobre empresas, mas a colaboração de sociedade é o que fará dar certo”, declara Verruck.

 

Nos siga no Google Notícias