ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Estiagem atinge 70 dias no estado e aumenta expectativa até por chuvisco

Formação de chuva está sendo dificultada pela indisponibilidade de vapor nas nuvens.

Anahi Gurgel | 29/07/2018 21:59
Por do sol, em meio a "secura" de Campo Grande na tarde deste domingo (29). (Foto: Paulo Francis)
Por do sol, em meio a "secura" de Campo Grande na tarde deste domingo (29). (Foto: Paulo Francis)

Ainda não caiu uma gota em Mato Grosso do Sul, mas o que não tem fim é a expectativa da chuva – aliás, chuvisco – que está previsto para a região sul até amanhã (30). A "angústia" tem explicação: a estiagem castiga mais de 45 municípios, chegando a 70 dias em municípios como Cassilândia.

Em Campo Grande são já 46 dias de estiagem. Não chove há 70 dias em Cassilândia, 66 dias em Coxim e 48 em Sidrolândia.

Em Ponta Porã, para onde há previsão de chuvisco entre a noite de hoje (29) e amanhã, a esperança é de melhora na qualidade do ar.

“Eu ouvi dizer que poderia chover fraco, mas por enquanto nada. Está um vento muito velado nesta tarde, em uma secura total”, disse Viviane Brites, 21, que trabalha como operadora de caixa de um posto de combustíveis no município fronteiriço.

“Por aqui, nada de chuva, nem “cara” de chuva. Acordei empolgada, porque ouvi comentários sobre a previsão, mas por enquanto só está aumentando frio. Estou de blusa de manga desde a manhã. Ventinho enjoado!”, descreve, a bem-humorada Liliane Aparecida de Oliveira, 22, também operadora de caixa de um auto posto no município de Eldorado.

A meterologista do Inmet, Helena Turon Balbino, disse ao Campo Grande News que a chuva não veio ainda porque tem pouca disponibilidade de vapor de água na atmosfera.

“Para formar chuva tem que ter vapor e por enquanto não aumentou a quantidade de água nas nuvens. Mas há melhora na nebulosidade, elevando um pouco a umidade relativa”, explica.

De acordo com a especialista, ainda há previsão de chuva no sul do estado para esta segunda-feira, por causa da frente fria que está encostada na região sul mas começa a deslocar para todo o estado a partir de amanhã.

De forma geral, a semana começa com tempo parcialmente nublado, névoa seca e baixa umidade relativa do ar.

Nos siga no Google Notícias