ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Família denuncia barulho "insuportável" de empresa de reciclagem

A portas e janelas fechadas, moradores reclamam que ruído afeta a saúde e já foram à Justiça contra a empresa no Tijuca II

Ronie Cruz | 07/08/2019 13:31
Gilson Gleber Corrêa Ávila tranca portas e janelas e não consegue ficar do lado de fora de casa (Foto: Ronie Cruz)
Gilson Gleber Corrêa Ávila tranca portas e janelas e não consegue ficar do lado de fora de casa (Foto: Ronie Cruz)

O ruído provocado por uma empresa de material reciclável virou motivo de incômodo para moradores de uma casa vizinha ao estabelecimento no bairro Jardim Tijuca II. A família chega a se trancar dentro de casa para tentar fugir do barulho provocado pelas máquinas que fazem o processamento do material a poucos metros no terreno vizinho.

Gilson Gleber Corrêa Ávila, 45, diz que já faz pelo menos um ano que ele, a mulher e os dois filhos de 8 e 11 anos convivem com a situação. Afastado do trabalho por conta de uma depressão, o motorista que prefere passar o dia na rua do que em casa. O barulho das máquinas tira o sossego da família das 7h às 18h, de segunda à sábado, conforme Corrêa.

“Tem uma máquina de 3,5 mil kg socando o solo o dia inteiro. É insuportável. Jogam latas do nada parece uma cachoeira. A empresa faz como se não incomodasse. Eu fico frustrado e não recebo ninguém em casa e quando elas vem, reclamam. Nem meus filhos conseguem se concentrar na hora de fazer tarefa da escola”, contou.

O morador chegou a fazer um boletim de ocorrência na segunda-feira (5) contra a empresa por conta do ruído provocado pelo processamento do material. De acordo com o registro policial, um equipamento foi instalado bem próximo da divisa dos terrenos que gera grande ruído.

“Eu passo muita raiva aqui em casa. Muito estresse aqui. Esse barulho abalou tudo a estrutura do nosso muro. Tem dia que a gente está na cama ou no sofá e parece que vão cair as coisas”, reclama a mulher Stephanie dos Santos de Lima, 31.

O galpão da empresa que é aberto fica colado no muro da casa, a poucos metros da parede da sala de estar. Mas a vibração é sentida até no solo. 

Veja e ouça:

Gilson também denunciou o caso quatro vezes à Semadur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano) e ao MP-MS (Ministério Público Estadual). A família diz que foi orientada a procurar a Defensoria Pública Estadual e entrou com ação na Justiça contra a empresa de processamento de materiais recicláveis. Uma audiência foi marcada para a próxima semana.

A empresa chegou a ser notificada e multada após denúncias na Semadur. Corrêa reclama, porém, que o problema persiste e por isso ele procurou a polícia para denunciar o caso. “Desde 2009 tomo remédio controlado para a depressão. E esse estresse só piorou o meu problema”, contou. Ele afirma precisar tomar calmantes para lidar com o estresse.

Outro lado - Ao Campo Grande News, o proprietário da MVS Reciclagem, Moacir Vagner de Souza Silva, 37, disse que a empresa tem tomado todas as medidas para resolver o conflito com o vizinho desde que as reclamações começaram.

“A gente trocou a prensa de lugar. Eu estou até ligando ela com menos frequência. Já afetou minha produção, inclusive. Tenho a licença de operação e estamos no processo para obter a licença ambiental. Mas todas as adequações requisitadas pela Semadur foram feitas. Acho que já está partindo para o lado pessoal”, afirmou.

Souza disse que vai mudar a empresa de endereço, mas ainda não tem previsão.

Proprietário da empresa diz que reduziu uso de uma das máquinas para gerar menos ruído (Foto: Ronie Cruz)
Proprietário da empresa diz que reduziu uso de uma das máquinas para gerar menos ruído (Foto: Ronie Cruz)
Nos siga no Google Notícias