ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Meio Ambiente

Filhotes de onça-pintada resgatados em Corumbá são levados para o Cras

Caroline Maldonado | 09/06/2014 15:40
Filhotes devem ficar cerca de oito meses no Cras e depois retornar ao Pantanal (Foto: Edemir Rodrigues)
Filhotes devem ficar cerca de oito meses no Cras e depois retornar ao Pantanal (Foto: Edemir Rodrigues)
Filhotes perderam a mãe, que morreu após a captura (Foto: Edemir Rodrigues)
Filhotes perderam a mãe, que morreu após a captura (Foto: Edemir Rodrigues)

Estão no CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestre) os dois filhotes de onça-pintada resgatados, no sábado (7), no quintal de uma casa em Corumbá, município distante 419 quilômetros de Campo Grande. Os filhotes foram encontrados com a mãe, que recebeu uma dose de tranquilizantes para ser resgatada e faleceu no domingo (8), pois estava com os batimentos cardíacos fracos. O Cras fica no Parque Estadual do Prosa, na Capital.

Segundo o médico-veterinário do Cras, Álvaro Cavalcanti, os filhotes permanecerão em tratamento e observação pelo prazo de oito meses, quando deverão retornar à natureza, preferencialmente na região de origem, o Pantanal de Corumbá.

De acordo com o veterinário, a idade dos animais será identificada por meio do peso e da dentição. Conforme o médico, um dos filhotes, fêmea, pesou 9,5 quilos. “O procedimento agora será adaptá-los a uma nova alimentação, em substituição ao leite materno, e depois receberão alimentos sólidos, basicamente carne bovina e de frango”, afirmou.

O resgate da mãe e dos filhotes durou cerca de sete horas, envolvendo uma força-tarefa integrada pela PMA (Polícia Militar Ambiental), Corpo de Bombeiros, Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e Embrapa Pantanal. Os animais atravessaram o Rio Paraguai e estavam em uma árvore, no bairro Beira-Rio, quando foram avistados por moradores.

Nos siga no Google Notícias