ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Filmar onça de perto foi atitude arriscada, diz Polícia Ambiental

Liana Feitosa | 14/08/2014 18:55
Onça abocanha peixe atirado por pescadores. (Foto: Reprodução do vídeo)
Onça abocanha peixe atirado por pescadores. (Foto: Reprodução do vídeo)

A onça-pintada vista por turistas durante uma pesca de final de semana, no Pantanal, está ilhada em um barranco da região devido à cheia. Ela foi vista na margem do rio Aquidauana na semana passada. Os curiosos aproveitaram a oportunidade para registrar em vídeo a reação do bicho.

De acordo com o juiz do trabalho Márcio Thibau, que estava no barco de onde as imagens foram feitas, ela está no local há dias. Por isso, pescadores da região já conhecem a localização do felino e acabam indicando como chegar no lugar para vários turistas.

Mesmo estando aparentemente tranquila, o grupo tentou tomar alguns cuidados para evitar qualquer problema. "Fomos com calma. Além de procurarmos ficar a uma boa distância dela, chegamos sem fazer barulho, sem movimentos bruscos", explica.

O episódio aconteceu no último sábado (9). "Não deu medo, ela estava muito calma. Jogaram umas piranhas pra ela, ela saiu do lugar onde ela estava dentro do mato, pegou o peixe e voltou pra toca dela", conta Thibau.

Perigo - Impressionados com a beleza do animal, no vídeo os pescadores não parecem estar preocupados com a segurança da situação. Segundo o sargento Moura, da PMA (Polícia Militar Ambiental) a ação foi altamente arriscada. "A onça é um animal silvestre, perigoso, a gente pode esperar qualquer reação dela. Ela não está acostumada com a convivência humana", alerta.

Para o sargento, quem se dispõe a ir atrás de uma onça tem coragem de arriscar a própria vida. "Até mesmo aqui no Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) precisamos de cuidados especiais de segurança para que ela não nos ataque. De uma hora para outra ela pode estranhar a presença humana, afinal, não é normal ela aceitar o ser humano. Ela acha que oferecemos perigo para ela", conclui.

Confira o vídeo:

Nos siga no Google Notícias